Connect with us

Nossa Cidade

MACC reabre ao público neste sábado com exposição “A Imagem e a Palavra – Macunaíma, de Mário de Andrade"

O Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC) “José Pancetti” está aberto ao público. Na manhã deste sábado, 18 de maio, centenas de pessoas foram ver como ficou a reforma do espaço e também conferir a exposição “A Imagem e a Palavra – Macunaíma, de Mário de Andrade.”

“Venham conhecer esta exposição que está fantástica; venham ver o MACC totalmente reformado. Vocês vão gostar”, convidou o prefeito de Campinas, Dário Saadi, que prestigiou a abertura juntamente com a secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli.

 

Também compareceram o diretor de Cultura, Gabriel Rapassi, e o diretor de Turismo, Eros Vizel. Por parte do MACC, também estavam presentes o coordenador de Extensão Cultural, Douglas Menezes, e da chefe do Setor do MACC, Flávia Lodi.

 

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, ressaltou a importância do MACC para a cidade. “É muito bom reabrir este espaço tão vital e que dá espaço às artes plásticas. É uma alegria receber uma mostra, que está ocupando todo o espaço e ver o público prestigiando no sábado de manhã”.

 

Maior obra em 20 anos

 

O MACC ficou fechado de dezembro de 2022 a maio de 2024 por conta da instalação de um sistema de climatização com ar-condicionado na área de acervo das obras e da reforma de toda a rede elétrica e iluminação do museu.

 

Essa é a maior obra de intervenção estrutural realizada no prédio do museu nos últimos 20 anos. A intervenção visa garantir a segurança das instalações elétricas do prédio e das equipes de trabalho, artistas e visitantes, além do acervo do museu e das obras de arte expostas no local.

 

Sobre a exposição

 

A mostra “A Imagem e a Palavra – Macunaíma, de Mário de Andrade” reúne obras de 33 artistas, e um artista homenageado: Evandro Carlos Jardim, renomado gravador e professor da ECA -USP.
As obras apresentam várias técnicas e a escolha delas foi realizada pelos próprios artistas: aquarela, óleo, desenho, técnica mista, digital, fotografia, colagem, gravura, cerâmica, instalação e um vídeo.

 

O projeto e organização é de Altina Felício e curadoria de Ângela Barbour. Altina estava na abertura e elogiou o espaço e a recepção do público à exposição. “Estou emocionada. Que espaço maravilhoso, uma exposição bem didática, pois ao lado de cada obra tem um texto que fala um pouco da nossa herança, tudo relacionado ao Brasil”.

 

Altina traduziu o seu projeto a “uma gravidez longa, que começou em 2021, quando ela foi “atrás dos bebês para a exposição”. “Escolhi Macunaíma de Mário de Andrade. Os filhos nasceram, temos índios, negros, afros e todos os imigrantes que fizeram e continuam ajudando esse brasilzão ate hoje”.

 

A exposição é gratuita e poderá ser vista até 18 de julho, de terça à sexta-feira, das 9h às 17h e sábados, das 11h às 15h.

Serviço
Reabertura do MACC ao público e abertura da exposição “A Imagem e a Palavra – Macunaíma, de Mário de Andrade”
Data: 18/5
Visitação da exposição: de 18 de maio a 18 de julho de 2024
Endereço: MACC – Av. Benjamin Constant, 1633 – Centro, Campinas
Funcionamento do MACC: Terças a sextas feiras, das 9h às 17h. Sábados, das 11 às 15h

Sair da versão mobile