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Maio Amarelo 2023 é lançado e presta homenagem às 151 vítimas do trânsito
Toda vida importa. Com esse lema, a Administração municipal abriu o Maio Amarelo 2023, movimento intersetorial que busca alertar sobre os índices de mortos e feridos no trânsito e mobilizar a sociedade para uma cultura de segurança viária. A abertura do movimento foi realizada pelo prefeito Dário Saadi, nesta quinta-feira, 4 de maio.
Em ato simbólico, flores amarelas foram depositadas em um memorial instalado no Paço Municipal, que lembrou as 151 pessoas que perderam a vida em sinistros (acidentes) de trânsito nas vias urbanas e rodovias em 2022.
“O número de mortes aceitável sempre será zero. Só uma família que perdeu alguém em um acidente de trânsito sabe o tamanho dessa dor. É papel de todos nós fazer de Campinas uma cidade com o trânsito mais seguro”, disse o prefeito Dário Saadi. “Importante destacar que nos 18 pontos onde novos radares foram instalados, apenas uma morte foi registrada. É realmente um avanço e uma evidência de que, apesar de serem uma medida impopular, os equipamentos de fiscalização salvam vidas”, completou.
As ações de engenharia de tráfego, fiscalização e educação de trânsito, realizadas pelo município para reduzir sinistros, ao longo de 2022, foram apresentadas pelo presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Vinicius Riverete. Entre elas as intervenções realizadas em 50 pontos críticos para acidentalidade, incluindo reforço de sinalização e obras de geometria.
Um dos destaques foi o resultado obtido na Avenida John Boyd Dunlop, que passou de 13 vítimas de acidentes de trânsito em 2021 para oito em 2022, redução observada durante o período da campanha de segurança viária “JBD: Morte Zerø no Trânsito”, lançada em 2022.
“Os dados mostram que o município conseguiu reduzir os óbitos, no eixo urbano, de motociclistas, ciclistas e ocupantes dos demais veículos. Ainda assim, nas vias urbanas e rodovias, foram 151 mortes, que poderiam ter sido evitadas. A diferença de um minuto para chegar ao destino, não vale o preço de uma vida”, enfatizou Riverete.
Riverete também anunciou o compromisso de apresentar à população o Plano de Segurança Viária de Campinas, que busca reduzir pela metade a taxa de mortes no trânsito até 2030.
Parceira da Emdec nas ações que promovem a segurança viária em Campinas, a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global foi representada pelo coordenador executivo Diogo Lemos, que destacou que “o trabalho conjunto com o município visa trazer a cidade para o centro da agenda da mobilidade urbana, com base nas melhores práticas internacionais”.
Também participaram da cerimônia de lançamento os secretários municipais Fernando Caires (Transportes) e Lair Zambon (Saúde); o Chefe de Gabinete Aderval Fernandes; o Presidente Comissão de Mobilidade Urbana e Planejamento Viário da Câmara, vereador Otto Alejandro; o vereador José Carlos Silva; o presidente da Ceasa, Valter Greve; o Superintendente do Detran, Cassiano Ramos; o Major André Pereira, representando o Comando de Policiamento do Interior; e o gerente de Operações da CCR AutoBAn, Virgílio Leocádio; além de gestores e técnicos da Emdec.
151 vidas perdidas em 2022
Durante a cerimônia de abertura, foram apresentados os dados de sinistros (acidentes) registrados no município em 2022, pelo coordenador da área de Gestão da Base de Dados, Marcelo Luiz Antônio; e pela representante do Departamento de Vigilância em Saúde, Ana Paula Crivelaro Ferreira.
Em 2022, 151 pessoas morreram em 143 acidentes fatais em Campinas, sendo 76 (50,33%) em vias urbanas e 75 (49,67%) em rodovias no perímetro urbano. O excesso de velocidade e a direção após o consumo de bebida alcoólica respondem por 60% de 130 sinistros fatais analisados.
Dos 151 óbitos, 71 (47%) eram motociclistas; 48 (31,8%) eram pedestres; 25 (16,6%) ocupantes de demais veículos; e sete (4,6%) eram ciclistas. Os homens representam 88% (133) das vítimas fatais e as mulheres 12% (18). A faixa etária entre 30 e 59 anos responde por 51,6% dos óbitos.
Em 2021, Campinas registrou os mesmos 151 óbitos no trânsito. A manutenção do número no ano seguinte é explicada pela alta de 17% nos óbitos envolvendo pedestres, em vias urbanas e rodovias.
No eixo urbano, foi possível identificar alguns avanços em relação aos números de 2021. O total de óbitos foi reduzido em 2,6% – de 78 para 76. O número de motociclistas mortos caiu 12,5% – de 40 para 35. Ainda assim, os motociclistas representaram 46% das mortes no trânsito urbano em 2022. Também houve redução de 44% no total de óbitos de ciclistas (9 óbitos em 2021 e 5 em 2022); e de 33% nos óbitos de ocupantes dos demais veículos (12 óbitos em 2021 e 8 em 2022).
O alerta que envolve o atropelamento de pedestres se repete também nos óbitos registrados no eixo urbano. Foram 28 óbitos de pedestres em 2022 e 17 em 2021 – um aumento de 65%.
Também foram apresentados números que mostram que os sinistros são a décima causa de morte entre os residentes de Campinas e a primeira causa de morte da população de 15 a 20 anos. “Que as ações do Maio Amarelo sejam utilizadas para fortalecer as políticas públicas voltadas a preservação da vida no trânsito”, finalizou Ana Paula.
Programação Maio Amarelo
Entre as intervenções urbanas do Maio Amarelo 2023 estão a iluminação de prédios públicos; a instalação de laços amarelos iluminados em diversos pontos da cidade; e a pintura de silhuetas representando corpos em pontos onde ocorreram acidentes fatais.
A programação conta ainda com palestras e dicas de segurança viária, comandadas pelo piloto de testes Cesar Urnhani, apresentador do Programa Autoesporte. Nas redes sociais da Prefeitura e da Emdec, Urnhani também protagoniza uma série de vídeos que convidam a sociedade a participar do movimento. No eixo de fiscalização, está previsto um treinamento sobre abordagens de alcoolemia, voltado às forças de segurança.
Os pedestres receberão orientações sobre travessias seguras em cruzamentos com alta acidentalidade. Motociclistas serão orientados em blitze educativas e por meio de um workshop sobre condução preventiva. Os ciclistas poderão participar de oficinas educativas na região do Taquaral e de um passeio ciclístico no Campo Grande.
Também estão previstas blitze da campanha “Beber e dirigir pode matar” em bares da cidade; simulação de ponto cego para motoristas do transporte público coletivo; e um simulado de atendimento às vítimas de trânsito. A programação completa, com as respectivas datas e locais, pode ser consultada no hotsite do Movimento, no endereço www.emdec.com.br/maioamarelo.
O Maio Amarelo foi criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em apoio à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020 da Organização das Nações Unidas (ONU). O símbolo do Movimento é um laço amarelo, cor que simboliza atenção pela vida e a sinalização de advertência no trânsito.
Além da Emdec e da Secretaria de Transportes, o Movimento Maio Amarelo envolve o Comitê de Análises de Acidentes do Programa Vida No Trânsito; a Secretaria de Saúde; as Ligas do Trauma Puccamp e da Unicamp; e a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global.