Connect with us

Nossa Cidade

Maio Amarelo: Emdec lança programa de mobilidade urbana para o Ensino Médio

Quem já passou pelo Ensino Médio sabe o quanto este período escolar é importante para aprofundar conhecimentos em diversas áreas, tanto de olho no vestibular, quanto no preparo para a vida adulta. E é por este motivo que a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) lançou, na segunda-feira, 27 de maio, o programa “Gabaritando Plus”.

A iniciativa teve a sua primeira turma formada por 60 estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Crescer Campinas, no Jardim Novo Campos Elíseos. O lançamento do “Gabaritando Plus” integrou o Maio Amarelo, movimento intersetorial em defesa da vida no trânsito.

Os estudantes que participam conhecem o tema da mobilidade urbana sob um olhar interdisciplinar, refletindo sobre estatísticas de sinistros (acidentes), o impacto da velocidade sobre o corpo humano, a organização e a engenharia de um sistema viário, entre outros.

As aulas são ministradas por profissionais da área de Educação da Emdec, que abordam informações relevantes e ainda pouco exploradas na formação educacional, considerando o impacto de diversos campos do saber, incluindo a Medicina e as Ciências Humanas.

Os conceitos de sinistro (acidente) de trânsito, causa e efeito foram apresentados; assim como os fatores de risco, como o excesso de velocidade; e a importância dos dispositivos de mobilidade que ampliam a segurança viária. Um vídeo sobre causalidade conscientizou sobre o quanto pequenas atitudes podem resultar em fatalidades no trânsito. 

“Além deste conhecimento ser importante para a formação dos estudantes enquanto cidadãos, ele pode ser aplicado em eventuais provas de vestibular e concursos, que abordem questões relacionadas à mobilidade urbana”, destaca Mariangela Pereira, coordenadora do processo de Educação e Cidadania da Emdec. “A ideia foi abordar temas da mobilidade urbana mais próximos do universo do vestibulando. A relação entre causa e consequência em um sinistro de trânsito é um deles”, completou o analista de Educação da Emdec, Caio Cesar Pedron, que comandou a aula inaugural no Colégio Crescer.

Para a coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Colégio Crescer, Maricy Nunes, “essa iniciativa é importante pra gente entender a nossa função e responsabilidade quando o assunto é promover a segurança viária”.

Sair da versão mobile