Nossa Cidade
Simulado de atendimento a vítimas de trânsito no Maio Amarelo
O Movimento Maio Amarelo entra na reta final com eventos que mobilizam pedestres, ciclistas, motoristas do transporte público coletivo e a população em geral. Um dos destaques será a realização de um simulado de atendimento a vítimas de sinistros de trânsito, que ocorre na próxima terça-feira, 30 de maio, a partir das 15h, na Avenida John Boyd Dunlop, próximo ao Shopping Parque das Bandeiras, no Jardim Ipaussurama.
A organização é da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa). O objetivo é demonstrar a gravidade e as consequências da imprudência no trânsito.
A ação simulará o atropelamento de pedestre por motociclista em alta velocidade, envolvendo outros dois veículos, sendo que um dos condutores estava alcoolizado. Ao todo, serão 15 vítimas e sete viaturas envolvidas, incluindo um helicóptero Águia da Polícia Militar. Viaturas do SAMU e do Corpo de Bombeiros simulam os primeiros socorros na via, demonstrando o transporte das vítimas e o trabalho das equipes de atendimento.
A cena foi construída a partir dos fatores de risco para sinistros de trânsito. Em 2022, os motociclistas representaram 47% (71) dos 151 óbitos no trânsito registrados em vias urbanas e rodovias. Os pedestres representaram 31,8% (48) dos óbitos – um aumento de 17% em relação ao ano anterior. Os fatores de risco excesso de velocidade e direção após o consumo de bebida alcoólica estiveram presentes em 60% dos óbitos registrados no trânsito de Campinas em 2022.
Para viabilizar a ação, haverá bloqueio total da pista expressa da Avenida JBD, no sentido Centro-Bairro, ao longo da extensão do Shopping das Bandeiras, entre 14h e 16h. Agentes da Mobilidade Urbana orientam o desvio pela marginal da avenida.
O simulado também envolve as secretarias de Transportes (Setransp) e Segurança Pública; a Guarda Municipal; as Ligas do Trauma da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC); o Corpo de Bombeiros; o Grau Técnico Campinas: Administração, Enfermagem e Radiologia; a Polícia Militar; o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); a Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar; e as concessionárias CCR AutoBAn e AB Colinas.
Semana do Brincar, passeio ciclístico e abordagens
Neste sábado, 27 de maio, no contexto do Maio Amarelo, a Emdec participa de mais dois eventos da Semana do Brincar, promovidas pela Administração municipal. Entre 13h e 17h, o Parque San Martin, localizado na Rua Antônia de Souza Pereira, recebe o minicircuito de trânsito e atividades com óculos que simulam embriaguez.
Na mesma data, a partir das 13h, na Estação Cultura (Praça Marechal Floriano Peixoto), a Emdec compõe as ações da “Semana do Brincar” com o teatro de fantoches e o minicircuito de trânsito. O evento envolve as secretarias de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos; Educação; e Cultura; além do Programa Primeira Infância (PIC).
No domingo, 28 de maio, a Praça João Amazonas, no Distrito do Campo Grande, recebe um Passeio Ciclístico, com trajeto de 6,6 km. A concentração será às 9h e não é necessária inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3772-4293 (WhatsApp).
Na segunda-feira, 29 de maio, entre 11h30 e 13h30, ocorre a última ação da Campanha “A vida pede passagem”, no cruzamento das avenidas John Boyd Dunlop e Ibirapuera, no Jardim Londres. Na abordagem lúdica, um tapete vermelho é estendido sobre a faixa e os pedestres são convidados a atravessarem com capa, coroa e cedro.
A ideia é destacar que esse público tem prioridade na circulação. Ao longo do mês de maio, receberam a intervenção lúdica pontos das avenidas Ruy Rodriguez, John Boyd Dunlop e Dr. Moraes Salles, locais mapeados com altos índices de acidentalidade.
O piloto de testes César Urnhani, que atua no programa AutoEsporte, encerra a programação do Maio Amarelo, na quarta-feira, 31 de maio. Ele volta a falar sobre direção segura no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, desta vez para universitários, colaboradores da Emdec e motoristas do sistema alternativo do transporte público. A primeira edição da palestra foi realizada no dia 8 de maio, no Sest Senat.
Desde o início do mês, Urnhani vem protagonizando vídeos de conscientização nas redes sociais da Emdec, que alertam sobre os fatores de risco para sinistros de trânsito, tais como excesso de velocidade, combinação entre álcool e direção e celular ao volante.
O Movimento Maio Amarelo chama a atenção para os índices de mortos e feridos no trânsito e mobiliza a sociedade para uma cultura de segurança viária e preservação da vida. A programação completa está disponível no hotsite www.emdec.com.br/maioamarelo.