Connect with us

Nossa Cidade

Maio Amarelo: treinamento interativo para motoristas de ônibus aborda condução responsável

Vivenciar os fatores de risco para sinistros (acidentes) e a experiência de usuários com mobilidade reduzida. Essa foi a proposta do treinamento “Transforma: Conduzindo Inclusão”, que reuniu cerca de 100 motoristas do transporte público coletivo, instrutores e estudantes nesta terça-feira (21/05). Promovido pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), em parceria com o Sest Senat, o encontro integra a programação do Movimento Maio Amarelo e foi realizado na sede da instituição de ensino, na região do Amarais.
 
Oferecidas na forma de trilhas, as atividades buscaram alertar sobre situações que podem causar sinistros (acidentes) e estimular a condução responsável e o atendimento humanizado e inclusivo aos usuários em suas diferentes necessidades.
 
O papel preventivo da iniciativa é uma ação rotineiramente defendida pelo presidente da Emdec, Vinicius Riverete. “Um transporte público de qualidade começa pelo comportamento responsável dos motoristas na condução dos veículos e pelo atendimento humanizado e que respeita as necessidades dos usuários”.
 
A abertura foi realizada pelo secretário de Transportes, Fernando de Caires; pelo diretor de planejamento e vendas da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), Allex Maia; e pelo diretor do Sest Senat de Campinas, Marcelo Jacober de Moraes.
 
“O grande marco do Maio Amarelo é colocar na agenda da mídia e da sociedade o que é sinistro de trânsito e o quanto todos nós temos responsabilidade na construção da segurança viária. Destaco aqui a importância da profissão de motorista e o respeito que temos por vocês, que muitas vezes oferecem o primeiro ‘bom dia’ aos usuários”, destacou Caires.
 
O representante da Transurc também enfatizou a importância dos motoristas profissionais no trânsito. “As pessoas se espelham em vocês, daí a importância da direção responsável. Um trânsito mais seguro só acontece quando os motoristas respeitam as leis e conduzem seus veículos visando a proteção de si mesmo e de todos os outros”, disse.
 
 

Passaporte da mobilidade segura

Uma esquete teatral abriu o treinamento, com personagens que trouxeram a vivência de pessoas com dificuldade de locomoção (idosos), motociclistas que atuam como entregadores, administradores de restaurantes e usuários do transporte público. Em coro, reforçaram a mensagem de que o pedestre tem prioridade na circulação. 
 
Cada participante recebeu um passaporte que foi carimbado após a adesão a cada uma das trilhas de atividades interativas. Uma delas simulava o acesso de pessoas com deficiência visual e de crianças ao ônibus, com uso de bengalas, vendas e um periscópio reverso.
 
Fernando Martins Antunes, líder de monitoramento da VB, relatou a experiência. “Acho primordial que a gente possa refletir e se colocar no lugar do outro, ter a visão das pessoas que tem dificuldades de locomoção e das situações que passam no dia a dia”.
 
A importância de ver e ser visto no trânsito foi enfatizada em uma simulação que envolveu um ônibus e uma bicicleta para demonstrar o ponto cego do veículo. Estudante de administração do Sest Senat, Ana Beatriz Pavanello Alves, relatou a experiência de participar da atividade. “É diferente saber que os motoristas enxergam dessa forma. Já vou orientar meu pai, que é motociclista, sobre o cuidado ao circular próximo aos ônibus e, também, tomar mais cuidado ao circular de bike”.
 
Para alertar sobre o risco de sinistros, os participantes também puderam interagir com óculos e estruturas que simulam os efeitos da embriaguez na circulação. Estudantes de medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas deram orientações sobre ergonomia, primeiros socorros, alimentação saudável, saúde bucal e qualidade de vida.
 
Também participaram da capacitação a gerente de Desenvolvimento Institucional, Débora Cristina Damasco e o representante do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), Walter Rocha; além de profissionais das empresas concessionárias do transporte público.

 

Maio Amarelo 2024

O Maio Amarelo foi criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em apoio à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020 da Organização das Nações Unidas (ONU). Neste ano, com o tema “Paz no trânsito começa por você”, o movimento propõe uma reflexão sobre o significado da paz e como ela pode guiar comportamentos mais seguros na circulação. A programação completa pode ser consultada no endereço www.emdec.com.br/maioamarelo.

Sair da versão mobile