Connect with us

Nossa Cidade

Mais de 1.600 alunos começam aulas no Ceprocamp nesta quinta-feira, 25

As aulas do Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp) retornaram nesta quinta-feira, 25 de julho, em todas as unidades da instituição.  Cerca de 1.600 novos alunos matriculados em cursos técnicos e de qualificação profissional deram início às atividades. Pelo menos outras 700 vagas seguem abertas. 

Breno Leite, de 20 anos, se matriculou no curso de Porteiro e, pouco antes da primeira aula, se mostrou ansioso para começar as atividades. “Eu vim para aprender. Descobri o curso por uma divulgação no Terminal Ouro Verde, e fui atrás para começar. Vim pela oportunidade e espero conseguir um emprego na área o quanto antes”, comenta o estudante.

Também matriculada em um curso de qualificação, Silvana Ribeiro, de 63 anos, decidiu apostar na Informática Básica para melhorar seu currículo. “Eu sei fazer muitas coisas, mas não tenho prática com informática, e hoje tudo depende da tecnologia. Quando surgiu essa oportunidade, não podia perder”, disse.

Ela também complementa que, apesar de estar desempregada, quer melhorar suas competências antes de arrumar um novo emprego. “Se der tudo certo, depois que eu terminar esse curso, quero fazer mais um na parte da tarde. Quero me profissionalizar para arrumar um serviço melhor, e a parte boa do Ceprocamp é que, além de ser gratuito, é só chegar e fazer a matrícula”, completou Silvana.

Cursos Técnicos 

Alunos dos cinco cursos técnicos do Ceprocamp também foram às aulas nesta quinta-feira. Marcos Rigolini, de 16 anos, está animado com a possibilidade de fazer o curso de Técnico em Química simultaneamente com o Ensino Médico e chegar aos 18 já com uma profissão. “Eu mostrei para a minha mãe que as inscrições estavam abertas para o curso e ela apoiou a ideia. Foi muito rápido para fazer a matrícula e consigo conciliar junto com o meu ensino médio. Assim, eu já saio da escola com uma profissão”, afirmou.

Carla Arruda tem uma irmã formada em química, e aproveitou para se matricular no curso Técnico em Química 1 do Ceprocamp. “Minha irmã é formada em química, então vim para cá com a expectativa de aprender bastante, entrar em um estágio e conseguir um emprego melhor. O primeiro dia de aula é sempre a mesma coisa, aquele frio na barriga. Hoje estou retornando para uma sala de aula após 15 anos, então, para mim está sendo como voltar para a primeira série”, afirmou.

Oportunidades abertas

Pelo menos 700 vagas seguem abertas para os interessados até o dia 9 de agosto. São 32 cursos de qualificação profissional oferecidos. Lembrando que as matrículas são feitas por ordem de chegada, não sendo necessário fazer inscrição.

Thayná Ujimori, coordenadora da Secretaria Escolar do Ceprocamp, conta que é feita uma entrevista com os alunos antes da matrícula, e mesmo que o curso desejado já esteja com vagas preenchidas, outro será indicado de acordo com o gosto do candidato. 

“A gente faz um encaminhamento, uma entrevista pra ver o que o candidato gosta de fazer, o que ele gosta de estudar, e direciona ele para outro curso”, conta. 

Outra opção é aguardar até o dia 2 de agosto, quando serão divulgadas as vagas remanescentes. “São as vagas das pessoas que se matricularam, mas não vieram na primeira semana de aula. Então pode ser que ele tenha uma segunda oportunidade de fazer o curso que ele quer. Não tem como ficar de fora, temos muitas vagas a serem preenchidas”, finaliza a coordenadora.

Sair da versão mobile