Connect with us

Nossa Cidade

Mais de 1,6 mil servidores fizeram exame periódico nos locais de trabalho

O Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPSS), órgão ligado à Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, realizou mais de 1,6 mil exames periódicos de servidores os locais de trabalho somenmte em 2023. Por enquanto, a descentralização vale para a Saúde, Guarda Municipal e Paço Municipal. Os servidores que trabalham no Paço Municipal e precisam fazer o periódico, terão oportunidade nos dias 6, 13 e 20 de setembro, das 13h às 16h30, quando uma equipe do DPSS estará no Espaço do Servidor, 2º andar do Paço.

“O exame periódico feito no local de trabalho facilita muito a dinâmica das unidades, já que não há necessidade do servidor se deslocar até o DPSS”, disse Gustavo de Freitas Correa, diretor do DPSS. “Durante procedimento, nós também analisamos outros processos de saúde ocupacional, como os casos de servidores afastados ou readaptados ou com restrição. O objetivo é manter atualizados os exames ocupacionais”, completou.

De modo geral, os exames periódicos para servidores da área administrativa e com menos de 45 anos têm validade de 2 anos; para os demais, o prazo é de 1 ano. 

Além de ser uma exigência da Norma Regulamentadora 7, o periódico também é importante porque visa a avaliação e a proteção da saúde dos trabalhadores.

“Com a descentralização, nós estamos observando uma redução no absenteísmo dos servidores nos exames. É importante que todos façam o periódico, porque essa é uma importante ferramenta para pensar a qualidade de vida e a saúde do servidor”, completou Gustavo.

Em caso de dúvidas, o servidor pode entrar em contato com o DPSS pelo telefone 2515-7173.

Sair da versão mobile