Nossa Cidade
Mais de 6,8 mil trabalhadores de Viracopos recebem a dose contra a Covid
A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Campinas imunizou 6.855 trabalhadores do Aeroporto Internacional de Viracopos. A imunização, feita no próprio aeroporto, teve início em 29 de maio e terminou na noite dessa quinta-feira, 3 de junho.
A meta era imunizar cerca de 7 mil profissionais aeroportuários, aeroviários e aeronautas, que estão na linha de frente de atendimento nas operações com passageiros. Na avaliação da enfermeira Kamila Belo, que atua no apoio técnico ao Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), a meta foi atingida, superando o estabelecido pelo Estado de São Paulo.
O total será completado com a imunização das grávidas que atuam no aeroporto. Elas receberão a CoronaVac em um centro de imunização a ser divulgado em breve pela Secretaria Municipal de Saúde e administração de Viracopos.
Quem faltou ou perdeu o agendamento da vacina na data da ação por questões, por exemplo, de voos, poderá fazer reagendamento para receber a vacina nos centros de imunização.
A campanha foi realizada pela Secretaria de Saúde de Campinas em parceria com a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos S.A e seguiu o Programa Nacional de Imunização e os planos estadual e municipal e atende a uma urgência sanitária da categoria, uma vez que esses profissionais estão na linha de frente ao atendimento dos passageiros do transporte aéreo e estão mais expostos a infecção pelo novo coronavírus.
Foram vacinados os profissionais aeroportuários, aeroviários e aeronautas, que atuam nas áreas: de administração aeroportuária, empresas de limpeza e sanitização, empresas aéreas de passageiros nacionais (equipe de solo, tripulantes e comissários baseados em Viracopos), empresas de handling, catering, vigilância, serviços auxiliares de transportes aéreos (Esatas), órgãos públicos que ainda não foram vacinados por campanhas específicas, lojas e restaurantes, assim como locadoras de veículos.
Os funcionários do aeroporto que não foram contemplados nessa fase inicial devem acompanhar a programação de suas cidades. Aqueles que já atendem os critérios de vacinação dos grupos prioritários de seus municípios (moradores de Campinas podem conferir os grupos contemplados no site vacina.campinas.sp.gov.br) devem fazer a vacinação nos Centros de Imunização locais.