Nossa Cidade
Mais três alimentadoras são criadas para integração com o BRT Campo Grande
Por conta da adesão dos usuários do transporte público coletivo ao BRT Campo Grande, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) criou mais três linhas alimentadoras / circulares – 232 (Satélite Íris IV), 233 (Jardim Florence I) e 234 (Satélite Íris III). Elas começaram a operar nesta segunda-feira, 23 de outubro, em dias úteis, sábados, domingos e feriados, ligando os bairros ao Terminal Satélite Íris, viabilizando a integração com as quatro linhas do BRT Campo Grande – BRT20, BRT21, BRT25 e BRT26 para um deslocamento mais ágil no corredor exclusivo.
A primeira partida da 232 (Satélite Íris IV) ocorre às 4h50 do Terminal Satélite Íris e as viagens são encerradas à 1h05 no bairro. Ela opera com um veículo e intervalos de 30 minutos.
A linha 233 (Jardim Florence I) parte às 4h30 do Terminal Satélite Íris e encerra a operação à 0h25 no bairro. Ela tem um veículo circulando e intervalos de 35 minutos.
A 234 (Satélite Íris III) também circula com um ônibus e intervalos de 35 minutos. A primeira partida do Terminal Satélite Íris ocorre às 4h30 e as viagens são encerradas à 0h35 no bairro.
As três linhas se juntam às alimentadoras 226 (Residencial Sirius / Terminal Satélite Íris), que também passam a operar aos finais de semana; e 227 (Jardim Florence II / Terminal Satélite Íris), criada no último dia 20. Ambas receberam um veículo adicional na frota em dias úteis, totalizando dois ônibus circulando em cada uma, como medida para atender a demanda de usuários para integração com o BRT.
A 227 passa a circular com intervalos de 20 minutos em dias úteis e 40 minutos aos sábados, domingos e feriados. E a 226 tem intervalos de 18 minutos em dias úteis e 36 minutos aos finais de semana. A criação de linhas alimentadoras já vinha sendo discutida pelas equipes de planejamento da Emdec e atende uma demanda apresentada pela população em reuniões da Campanha “Experimenta o BRT”.
Linhas convencionais recebem ajustes
Com a criação das novas alimentadoras, a Emdec reprogramou horários e tempo de trajeto das linhas 221, 222, 223, 225 e 229. A medida foi tomada para minimizar os atrasos registrados após a migração do atendimento à direita da avenida John Boyd Dunlop. Também para adequar a programação horária ao atendimento atual, as linhas 212 e 224 terão ajustes no tempo de viagem.
Para melhorar o desempenho da nova operação do BRT Campo Grande e atender a alta demanda, a Emdec reforçou a frota da linha BRT20, que passou a circular com 11 veículos nos horários de pico; e teve a primeira viagem antecipada para às 4h25.
Confira as vias onde as novas alimentadoras terão paradas:
– Linha 227: Ruas Antônio Cardoso, marginal da JBD, Trinta e Nove, JBD, Heloísa Prato Galbiatti, Rafael de Souza, Nelson Ferreira de Souza, Luiz Henrique Giovanetti e Vicente de Marchi.
– Linha 232: Ruas Antônio Cardoso, marginal da JBD, Trinta e Nove, Major Adolpho Rossin, Pedro Fermino da Costa, Geraldo Nunes de Castro, Gertrudes Moro Rossin, Alexandre Benatti, Adolpho Rossin, Elpídio Nivoloni, Benedita Iny de Ávilla, Waldemar Bento de Oliveira e Vicente de Marchi.
– Linha 233: Ruas Antônio Cardoso, Lúcio Esteves, Luiz Fantini, João Guilhen Garcia, Carlos Roberto Pereira, Mauro Costa Pereira, José Rodrigues Duarte e Antônio Carlos do Amaral.
– Linha 234: Ruas Antônio Cardoso, Cesar Pugliesi, Ana Monteiro Erbetta, Chrispim Gomes, Júlio Wilfredo Castro Perez, Zilda Arns Neumann, Antônio Zancanella, Percy Cornélio, Domiciano Perini Netto, Roberto Manfredini, Lázaro Pinto Barroso e Fernando Vital.
Nova operação BRT Campo Grande
Na sexta (20), o BRT Campo Grande ganhou três novas linhas – duas semiexpressas BRT21 e BRT26; e uma paradora BRT25. Além disso, a operação da linha BRT20, criada em novembro de 2022, foi ampliada. Com o reforço da frota da BRT20, realizado na sexta, são 20 ônibus a mais circulando no BRT Campo Grande e ônibus a cada cinco minutos, nos horários de pico, entre os terminais Satélite Íris e Mercado.
A linha paradora BRT20 atende todas as 13 estações do corredor, partindo do Terminal Campo Grande, passando pelo Satélite Íris e chegando até o Terminal Mercado e Corredor Central / Rótula. A frota da BRT20 passou para 11 veículos, com intervalos de nove minutos, nos horários de pico, em dias úteis.
Também paradora, a BRT25 parte do Satélite Íris, atendendo às 10 estações a partir deste ponto; e chega até o Terminal Mercado e Corredor Central (Rótula). Tem frota de oito veículos e intervalos de 10 minutos, em dias úteis, nos horários de pico.
As duas linhas paradoras atendem também ao Terminal Central e os pontos de parada do Corredor Central / Rótula (Irmã Serafina, Anchieta e Orosimbo Maia), viabilizando a integração com outras linhas que circulam na região. Ambas operam em dias úteis, sábados, domingos e feriados, até 0h.
Os usuários que desejam seguir diretamente para o Centro podem optar pelas linhas semiexpressas, com menos paradas e deslocamento ainda mais rápido. A BRT21 parte do Terminal Campo Grande, passa pelo Terminal Satélite Íris e vai até o Terminal Mercado, atendendo às estações Rossin, PUC / Roseiras, Londres, Aurélia e Rodoviária. Tem cinco ônibus na frota e intervalos de 15 minutos.
A BRT26, também semiexpressa, parte do Satélite Íris e atende às estações PUC / Roseiras, Londres, Aurélia e Rodoviária, chegando até o Terminal BRT Mercado. Tem quatro ônibus na frota e intervalos de 15 minutos.
As duas linhas semiexpressas circularão de segunda a sexta-feira, nos horários de pico (entre 4h45 e 8h15; e entre 16h15 e 19h30). Ambas operam com retorno reservado, sem paradas no contrafluxo, priorizando o sentido de maior fluxo de passageiros. Todos os detalhes sobre a nova operação podem ser consultados no site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br/brt