Nossa Cidade
Manejo e resgate de fauna silvestre é tema de curso no Bosque
Como instrutores estarão o veterinário do zoológico do Bosque, Douglas Presotto, o tenente da Polícia Ambiental, Matheus Zanchetta e os veterinários convidados Diogo Siqueira e Breno Jancowski. Participam cerca de quarenta pessoas, sendo 30 policiais ambientais, quatro agentes do Corpo de Bombeiros e cinco guardas municipais. O objetivo é treinar os agentes para situações nas quais animais silvestres são encontrados soltos ou perdidos em ambientes urbanos. Normalmente, esses bichos são recolhidos pela polícia ambiental e levados ao zoológico do Bosque para que possam ser reabilitados e devolvidos ao seu habitat natural.
“O foco é no resgate, manejo – incluindo animais feridos, acidentados, entre outros – e a destinação deles, que inclui o transporte”, explica Douglas Presotto.
Em Campinas, o zoo do Bosque é referência neste tipo de atendimento. Recentemente, a polícia ambiental resgatou um filhote de onça parda e encaminhou o animal para o zoo do Bosque, onde foi tratado e, posteriormente, encaminhado para o Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS) da Prefeitura de São Paulo.
Os temas abordados durante a capacitação serão sobre a atuação da Polícia Ambiental, atuação do zoo do Bosque, manejo e resgate de animais silvestres em áreas urbanas, rurais e rodovias e um treinamento prático em manejo e contenção de fauna silvestre.