Connect with us

Nossa Cidade

Mapeamento de risco é tema de evento com participação da Defesa Civil

O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, participou de oficina do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (Midr) sobre mapeamento de risco. O evento virtual foi realizado na última quarta-feira, 16 de agosto. O objetivo foi discutir a aplicação de instrumentos de mapeamento de risco desenvolvidos e implementados nacionalmente com foco no contexto de crise climática. 

A oficina teve como foco o trabalho da defesa civil e integrou um ciclo de debates de grupos focais e um seminário nacional sobre mapeamento de risco para a governança de desastres. Participaram do evento representantes de instituições acadêmicas, órgãos governamentais, sociedade civil, movimentos e organizações sociais e lideranças comunitárias. 

Segundo Furtado, a oficina foi uma oportunidade para troca de conhecimentos na área de redução de riscos de desastres. Campinas foi convidada pela experiência municipal no mapeamento de risco. “Novas estratégias estão sendo discutidas em âmbito nacional e é fundamental a participação de Campinas neste debate”, afirmou. 

Campinas projeta criar um Sistema de Alerta Antecipado de Multirriscos, centralizando as diversas ferramentas utilizadas. Entre elas, estão as vistorias preventivas em áreas de risco para inundação; o monitoramento, e posterior vistoria, de focos de incêndio detectados por satélites; o sistema Siss-Geo de Informação em Saúde Silvestre; e dados da vigilância em saúde e estações meteorológicas. 

A iniciativa da ofina foi uma articulação das Secretarias Nacionais de Periferias e Nacional de Defesa Civil, Serviço Geológico do Brasil, Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres (Cemaden), além do projeto Multirrisco de universidades federais. 

Sair da versão mobile