Connect with us

Nossa Cidade

Marcelo Coluccini assume como novo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, deu posse ao novo secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Coluccini, na tarde desta quarta-feira, 19 de julho, em cerimônia no Salão Vermelho da Prefeitura. Coluccini atuava como assessor de mudanças climáticas e sustentabilidade do Governo do Estado de São Paulo. A então Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo foi desmembrada em duas: Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, assumida por Coluccini; e Secretaria de Urbanismo, sob o comando de Carolina Baracat, que já exercia a função. A mudança foi necessária para trazer mais efetividade às ações 

Segundo o prefeito Dário Saadi, a Secretaria de Urbanismo cuidará das questões do dia a dia, regulação e aprovação, por exemplo, enquanto o Planejamento e Desenvolvimento Urbano, além de cuidar de parte das aprovações, também pensará o futuro da cidade. “Temos a noção exata do que já fizemos e do que temos por fazer. Campinas passa hoje por um boom imobiliário com um número de processos de aprovações fantástico. Isso causa uma sobrecarga de trabalho, mas é bom para a cidade”, destacou. Para ele, é importante, porém, ter um olhar para o desenvolvimento sustentável, responder rápido ao mercado, ter agilidade, mas também respeitar o ambiente e pensar nas próximas gerações.

O novo secretário, Marcelo Coluccini, destacou como pontos importantes de sua gestão na pasta, a desburocratização, o projeto de criação de um Instituto de Desenvolvimento em Campinas, além de avanços em projetos como a revitalização do Centro e o PIDs e o processo de digitalização e informatização de alguns setores. De acordo com ele, a capacidade da equipe da Secretaria, o surpreendeu. “É uma equipe muito capacitada e tenho certeza que vamos fazer um trabalho que vai mudar a cidade de Campinas. Precisamos de alguns investimentos, tecnologia e novas pessoas, mas a base é muito boa e vamos conseguir fazer muito pela cidade”, destacou. 

Presente na cerimônia, o secretário executivo de Estado do Desenvolvimento Social, Filipe Sabará, destacou a excelência e dedicação do trabalho feito por Coluccini. “Tenho certeza de que em Campinas não será diferente”. Também enfatizando a competência técnica do novo secretário, enquanto atuava para o governo de São Paulo, o secretário de Estado de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz, destacou a importância da região de Campinas que representa 20% do PIB do Estado de São Paulo. 

Dando as boas vindas ao novo membro da equipe do governo Dário Saadi, a secretária de Urbanismo, Carolina Baracat, ressaltou o quanto é importante poder contar com um secretário que tem visão do mercado. “Precisamos inovar cada vez mais, não só na legislação urbanística, mas nos sistemas de aprovações. Vamos incentivar cada vez mais nossa economia porque por meio dos projetos que aprovamos desenvolvemos a cidade, geramos empregos e receita”, enfatizou. 

A mesa também foi composta pelo presidente da Câmara Municipal de Campinas, Luiz Rossini, e pela deputada estadual Valéria Bolsonaro. Vereadores e secretários municipais prestigiaram a posse, assim como membros de entidades do mercado, equipe das duas pastas e familiares do novo secretário. 

Quem é Marcelo Coluccini

Advogado formado pela PUC-Campinas, Marcelo Coluccini tem especialização em Direito Empresarial pela Facamp e em Engenharia Ambiental pela Unicamp. Atuou por 24 anos nas empresas Claro, Global Ambiente, Sanasa e ADP Systems. Antes de assumir o novo cargo, atuava como assessor de mudanças climáticas e sustentabilidade do Governo de São Paulo. 

O novo secretário também foi diretor regional do Secovi-SP, conselheiro efetivo do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) e do Conselho da Cidade de Campinas (Concidade), além de membro efetivo da Comissão de Meio Ambiente da OAB-SP. 

Sair da versão mobile