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Mário Gatti capacita mais de 500 pessoas para eliminar ou diminuir os riscos e danos aos pacientes

Mais de 500 profissionais da saúde, pacientes, acompanhantes e visitantes das unidades da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar foram capacitados na campanha institucional para eliminar ou diminuir os riscos e danos aos pacientes, com a implementação das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde.

A campanha institucional integra a sétima meta de segurança do paciente, definida em 2006, para eliminar ou diminuir, em todo o mundo, os riscos e não conformidades no atendimento médico e prestação de serviços.

Unidades capacitadas

A capacitação ocorreu na última semana no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi, Hospital Mário Gattinho e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Campo Grande, São José, Anchieta Metropolitana e Carlos Lourenço.

Por meio de uma cartilha distribuída a acompanhantes e visitantes e de banners instalados na recepção das unidades, a campanha pontuou como cada um pode contribuir para a segurança do paciente durante o atendimento nas unidades.

A cartilha orienta os direitos e deveres dos pacientes e acompanhantes, o que é permitido ou não durante o atendimento na unidade e auxilia no entendimento de que a família e o paciente são muito importantes na segurança do processo de atendimento.

Entre as orientações estão não oferecer água ou alimentação ao paciente sem a autorização da equipe de saúde, não sentar na cama do paciente e nem levar flores, não tocar ou manusear equipamentos, materiais e dispositivos médicos. Além, de como pacientes e acompanhantes podem contribuir na prevenção de quedas, lesão por pressão, confirmação da identificação do paciente, entre outros.

Na Rede Mário Gatti, a ação foi organizada por uma comissão formada por integrantes do Núcleo de Segurança do Paciente, Humanização, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Gestão e Supervisão de Enfermagem das Unidades da Rede Mário Gatti, Núcleo de Educação em Urgências, Educação Continuada, Coordenadoria de Informação e Qualidade.

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