Connect with us

Nossa Cidade

Mário Gatti celebra 50 anos e se destaca como referência em urgência e emergência

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti completou 50 anos neste 14 de julho. Para comemorar a data, uma cerimônia na manhã deste domingo, na recepção do pronto-socorro adulto, homenageou ex-presidentes, funcionários e todos os que fizeram parte da história do maior hospital municipal da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O tenor Luiz Ricardo Sartorelli se apresentou e emocionou os presentes, no início e no encerramento.

 

O presidente da Rede Mário Gatti de Urgência e Emergência, Sérgio Bisogni, lembrou do início da história do Hospital. “Este prédio foi aberto pós a pandemia de meningite, em 1974. Na época, o prédio seria para uma área cultural e biblioteca do município. A partir daí foi se adaptando ao longo do tempo. Importante falar sobre isso, porque a cidade mudou demais nestes 50 anos”, disse Sérgio Bisogni.

 

O presidente do Mário Gatti lembra que, na época, a população de Campinas era de cerca de 450 mil habitantes e que, hoje, esse número chega a  1,1 milhão.

 

 “Importante destacar que, além de Campinas, atendemos outras 43 cidades no entorno. São sete dias por semana, 24 horas por dia. Virou um ponto de referência no município”, garante.

 

Acrescenta, ainda, que “um hospital que começou como um pronto-socorro, ao longo do tempo se transformou numa instituição de alta complexidade. Que todos que fazem e fizeram parte da história deste hospital se sintam abraçados”.

 

No pronto-socorro adulto, três TVs de 65 polegadas estão exibindo vídeos que contam a história da implantação do hospital ao longo dos anos e orientações à população sobre assuntos de saúde. Um painel, com uma linha do tempo, destaca, com fotos e informações, as dez principais datas que marcam a criação e o desenvolvimento do Hospital Mário Gatti. 

 

O presidente da Rede Mário Gatti explicou que os painéis e a linha do tempo fazem parte da primeira etapa da implantação de um centro de memória do Hospital. “É muito importante resgastar as memórias das instituições e, assim, da cidade, do estado e do País”, completou o presidente.

 

Também participaram da cerimônia o diretor do Hospital Mário Gatti, Carlos Arca; os ex-presidentes do Hospital, Anderson Roberto dos Santos Ciampi; Adail de Almeida Rollo; José Maurício de Oliveira e Salvador Affonso Fernandes Pinheiro; e funcionários de vários setores.

 

História

 

A inauguração, em 14 de julho de 1974, foi um marco nas celebrações do bicentenário de Campinas. O evento teve a presença do então presidente Ernesto Geisel e missa celebrada pelo cardeal campineiro Dom Agnelo Rossi. A unidade tinha dois andares, 70 leitos, e era chamada de Hospital Municipal.

 

O hospital, no entanto, só foi criado por lei em 21 de outubro de 1974 e nomeado Hospital Municipal Dr. Mário Gatti pelo decreto 4.821, de 9 de fevereiro de 1976, em uma homenagem ao médico ítalo-brasileiro que exerceu a profissão em Campinas na primeira metade do século 20.

 

O hospital começou a ser construído em 1971, em terras que pertenceram à fazenda de Bernardo Alves Teixeira. Em 1998 foi inaugurado o atual prédio do Ambulatório, no lado oposto da avenida Prefeito Faria Lima.

 

No mesmo ano, o Hospital Dr. Mário Gatti inaugurou o prédio administrativo, com quatro andares, um marco importante para a gestão e organização interna da instituição.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com