Nossa Cidade
Mário Gatti faz mais dez operações de pequeno porte na área de proctologia
O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti realiza nesta sexta-feira, 22 de abril, a segunda fase da força-tarefa para cirurgias de pequena complexidade na especilidade de coloproctologia. Serão dez procedimentos para doenças como hemorroida, fístula e cisto pilonidal. No último dia 9, outras dez cirurgias semelhantes, sem necessidade de internação, foram realizadas.
Os pacientes que serão submetidos à cirurgia foram chamados respeitando critérios, sendo o principal o tempo de espera pelo procedimento. Já passaram por avaliação pré-operatória, fizeram os exames necessários e estão aptos para a realização da intervenção.
A ação retoma os procedimentos de pequena complexidade na especialidade, que ficaram represados durante a pandemia. Duas salas de cirurgias foram reservadas e duas equipes compostas por proctologistas, anestesistas e enfermagem trabalharão nesta sexta.
O médico Joaquim José Oliveira Filho, do Serviço de Coloproctologia do hospital, explica que hemorroida, fístula e cisto não são considerados procedimentos de urgência, porque não colocam a vida dos pacientes em risco. “Mas elas interferem na qualidade de vida, levam a altos índices de afastamento do trabalho e incomodam muito”, afirmou.