Connect with us

Nossa Cidade

Mário Gatti realiza mutirão de exame pulmonar neste sábado

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti faz, neste sábado, das 8h30 às 15h30, mutirão para a avaliar a saúde pulmonar de 90 pacientes que estão na lista de espera para a realização de espirometria. Esse exame auxilia no diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), patologia que mata 40 mil pessoas por ano no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.

A DPOC é causada principalmente pela exposição à fumaça do tabaco, sendo uma das principais causas de incapacidade e mortalidade, representando a quarta maior causa de morte no mundo.

Os exames são uma parceria entre a Rede Mário Gatti e a farmacêutica Boehringer Ingelheim, dentro do Programa Abraçar, uma plataforma de serviços com ações que favorecem o aumento do diagnóstico e tratamento da DPOC. O Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi (Ouro Verde) também iniciou mutirão nesta semana e, até 1º de setembro, de terça a sexta-feira, prevê fazer 240 exames.

Há, hoje, 1,4 mil pacientes na fila de espera para a realização de espirometria e a proposta, com realização de mutirões e uma agenda de exames montada nos atendimentos de rotina nos dois hospitais, é que, até dezembro, 1.440 espirometrias sejam feitas.

No Mário Gatti, 90 serão atendidos no mutirão desse sábado e outros 360 serão atendidos todas as segundas-feiras até dezembro. No Ouro Verde, 240 farão o exame dentro do mutirão e outros 150 por mês na rotina do atendimento.

A espirometria é o teste de função pulmonar. Ela mede a quantidade (volume) e/ou a velocidade (fluxo) de ar que pode ser inalada ou expirada. O exame é realizado por um técnico de espirometria habilitado, com equipamentos conectados a sistemas computadorizados que geram dados gráficos e numéricos para a análise do especialista.

Sair da versão mobile