Connect with us

Nossa Cidade

Mário Gatti realiza mutirão de retirada de cateter duplo neste sábado, 25 de novembro

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti realiza neste sábado, 25 de novembro, um mutirão de retirada de cateter duplo J, dispositivo utilizado para manter o canal urinário aberto após cirurgias para retirada de cálculos urinários no ureter ou rins, ou tumor que esteja invadindo o ureter ou ainda traumas.

Dez pacientes passarão pelo procedimento, ao longo do dia, no centro cirúrgico do hospital. O coordenador do Serviço de Urologia da Rede Mário Gatti, Fábio Thadeu Ferreira, explica que a retirada é feita com a introdução de uma microcâmera na uretra com uma pinça acoplada.

“A simples passagem do cateter é rápida e sua retirada mais rápida ainda, levando algo em torno de 30 segundos para removê-lo”, afirma. O procedimento é feito sob sedação ou anestesia raquiana, que torna insensível à dor apenas parte do corpo. Ele estima que cerca de 500 procedimentos de implantação do cateter são feitos anualmente no SUS municipal.

O objetivo do duplo J é drenar o rim e permitir a cicatrização adequada, explica Ferreira. O cateter tem esse nome porque o formato é da letra “J”. Uma das extremidades é implantada no sistema coletor de urina dos rins e a outra é posicionada em direção ao interior da bexiga, garantindo uma passagem para a urina.

Sair da versão mobile