Connect with us

Nossa Cidade

Mário Gattinho alcança a marca de 100 mil atendimentos a crianças

Responsável por um terço dos atendimentos de urgência e emergência pediátricas da Rede Mário Gatti, a Unidade Pediátrica Mário Gattinho alcançou, na noite desse domingo, 30 de junho, a marca de 100 mil atendimentos a crianças.

 

“O Mário Gattinho é o primeiro hospital infantil público de Campinas e é referência para a cidade e região. Atende todos os pacientes pelo Sistema Único de Campinas (SUS) e é um orgulho para Campinas. Está tudo perfeito? Não, mas estamos trabalhando para melhorar a cada dia”, disse o prefeito Dário Saadi.

 

A implantação da unidade foi importante para aumentar a infraestrutura de atendimento às crianças, que passaram a contar com 56 leitos, 13 a mais em relação ao que existia no quarto andar do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, onde funcionavam a enfermaria e a UTI pediátricas.

 

São 27 leitos de enfermaria (dos quais 11 para lactentes e um de isolamento), 14 de UTI, três para recuperação pós-anestésica, três leitos dia, além da estrutura de apoio ao pronto-socorro, com sete leitos de retaguarda e dois de urgência.

 

O pronto-socorro infantil entrou em operação em 20 de dezembro de 2022. Os leitos de enfermaria foram abertos em 22 de março de 2023 e os leitos de UTI, em 20 de abril de 2023.

 

Cirurgias

 

A próxima etapa será a entrada em funcionamento do centro cirúrgico, prevista para agosto. Até lá, as duas salas serão mantidas como reserva técnica e podem ser transformadas em UTI ou enfermaria, de acordo com a necessidade, nesse período de sazonalidade das doenças respiratórias.

 

O adiamento da entrega do centro cirúrgico ocorreu em função de mudanças que foram necessárias no projeto de climatização do espaço, para o atendimento de normas sanitárias. Nesse período, crianças que precisaram de cirurgias não ficaram desassistidas, porque os procedimentos continuaram ocorrendo no Hospital municipal Dr. Mário Gatti.

Sair da versão mobile