Connect with us

Nossa Cidade

Mata de Santa Genebra começa doação de mudas para os cidadãos de Campinas

A Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), gestora da Mata de Santa Genebra, está lançando um projeto de doação de mudas nativas e frutíferas para o cidadão de Campinas. Por meio do programa, cada morador da cidade pode receber duas mudas vindas do viveiro da Mata de Santa Genebra ou de compensação ambiental, provenientes da Secretaria Municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Das 4 mil mudas presentes no estoque da Mata de Santa Genebra, serão doadas no máximo 2 mudas por cidadão. Assim que o estoque acabar, será reposto e, em seguida, ocorrerão novas doações. “Conseguiremos doar de 30 a 50 mudas por semana para que o morador de Campinas plante na sua calçada, na sua praça”, afirma o presidente da FJPO, Cidão Santos.

O primeiro passo para receber as mudas é cadastrar-se no site pelo endereço https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/doacao-de-mudas. Depois de preencher o questionário com os dados, a pessoa deverá esperar o aviso dos responsáveis para que possa ir até a mata retirar as mudas. O cidadão receberá a muda e um pouco de terra adubada vindos do banco genético da Mata. Além disso, o munícipe receberá a orientação de técnicos e biólogos da Mata sobre como realizar o plantio, como cuidar e onde é permitido plantar, sempre respeitando o Guia de Arborização Urbana de Campinas (GAUC).

“Importante lembrar do benefício que árvores trazem ao cidadão como mais oxigênio, água, além de ser um refrigerador natural, e um ambiente de moradia para animais, para os polinizadores, além de proporcionar frutas. Enfim, mais qualidade de vida!”, diz Cidão Santos. “É uma forma de ampliar o trabalho de plantio que já vem sendo realizado pela Mata”, afirma.

Sair da versão mobile