Connect with us

Nossa Cidade

Mata de Santa Genebra contrata brigadistas para prevenção e combate de incêndios

A Fundação José Pedro de Oliveira contratará com mais três brigadistas para atuar na Mata de Santa Genebra. As admissões fazem parte das ações de diversos órgãos que compõem um comitê intersetorial, que visa aprimorar a Operação Estiagem realizada durante o período de seca e baixa umidade relativa do ar, o que aumenta o risco de incêndio em área de cobertura vegetal, baixa a vazão dos mananciais e a umidade relativa do ar, e que tem reflexo direto na questão da saúde pública.

 

Os três brigadistas, que trabalham em esquema de plantão, atuam desde 23 de abril e já participaram de três combates de princípios de incêndios na Mata. Sempre dois brigadistas estão de plantão enquanto o terceiro, está de folga. Eles trabalham após o expediente dos funcionários que também atuam como brigadistas voluntários. Caso ocorra algum incêndio, o combate começa imediatamente.

 

Os brigadistas participam das rondas da zona de amortecimento na prevenção e no combate de incêndio da Mata de Santa Genebra, em uma área de 2.517.759 m² (ou seja, 250 hectares). Também fazem a manutenção dos locais da Mata que são mais perigosos em caso de incêndio.

 

Eles estão passando por um treinamento com membros do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMbio) para aprimorar das técnicas de combate ao fogo em florestas.

 

A Reserva Conservacionista Piracema LTDA ganhou a licitação e começou os trabalhos nas brigadas de incêndio. A empresa é responsável por uma reserva natural no estado de Tocantins e todo o lucro que a empresa tem (tanto em órgãos estaduais e municipais quanto em empresas em condomínios terceirizados) é revertido para a manutenção e conservação desta reserva.

 

Operação estiagem

 

Além da contratação de brigadistas na Mata, outras novidades foram apresentadas na primeira reunião da Operação Estiagem, nesta semana, como a ampliação das equipes do Corpo de Bombeiros que manterá, diariamente, um caminhão da corporação nas Áreas de Proteção Ambiental (APA) do Campo Grande e de Sousas/Joaquim Egídio.

 

A secretaria de Serviços Públicos disponibilizou máquinas e equipamentos (trator e escavadeira) para apoiar o Corpo de Bombeiros na preparação de aceiros e combate a incêndios. Há também a intensificação das notificações dos incêndios registrados pela equipe de fiscalização da Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas) e da Coordenadoria de Fiscalização de Vielas e Terrenos (Cofivt/Serviços Públicos).

 

Além disso, houve a admissão de novos agentes de Defesa Civil, via concurso público, que já passaram por treinamento com o Corpo de Bombeiros.

 

Outra novidade para a Operação Estiagem 2024, é o lançamento de um checklist pela Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade. O documento é aplicado em campo, durante a vistoria dos focos de incêndio registrados, para identificar se o incêndio foi intencional, se houve negligência ou alguma imperícia.

 

Os fiscais checam se o local tem aceiro para prevenir a passagem do fogo para área de vegetação; se tem lixo depositado irregularmente; se o mato está alto ou baixo; se o acesso de estranhos é impedido por muro ou cerca. Campinas tem uma lei municipal que proíbe queimadas. Com base nessa legislação, é proibido o uso do fogo em Campinas, quando isso ocorre o município aplica as penalidades.

 

Focos de incêndio em Campinas

 

A primeira reunião apontou o registro de 100 focos de incêndio nos primeiros 13 dias da operação por meio de imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Durante os quatro meses da Operação no ano passado (entre maio e setembro) foram registrados 191 focos pelo mesmo sistema.

 

Em maio de 2023, a Defesa Civil emitiu dois boletins de baixa Umidade Relativa do Ar (URA), ambos de Estado de Atenção. Nos 13 primeiros dias da edição da Operação deste ano foram emitidos seis boletins, sendo um de Estado de Emergência (quando a URA fica abaixo de 12%) e cinco de Estado de Atenção (quando fica abaixo de 30%). A maior temperatura registrada na Operação, até o momento foi de 34,3° centígrados, no dia 4 de maio.

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com