Connect with us

Nossa Cidade

Mata de Santa Genebra convida para trilhas e passeios no Dia Mundial de Proteção às Florestas

No Dia Mundial de Proteção às Florestas, celebrado neste quarta-feira, 17 de julho, a Mata de Santa Genebra convida todos os amantes da natureza a participar de trilhas e passeios e conhecer as árvores nativas e centenárias que compõe a unidade de conservação. A atividade é uma boa opção para aproveitar o período de férias escolares.

As florestas são algumas das principais reguladores naturais do clima e desempenham no equilíbrio ecológico por meio da retenção de carbono, produção de oxigênio e da manutenção da biodiversidade. A Mata de Santa Genebra é um pedaço remanescente de Mata Atlântica e é a maior floresta urbana da Região Metropolitana de Campinas, com uma área de 251,77 hectares.

Os visitantes poderão apreciar centenas de espécies de árvores nativas e avistar macacos-prego, bugios, saruês, além de belíssimas e raras espécies de aves. Também moram entre as árvores animais como cachorro-do-mato, lontra, jaguatirica e até onça-parda. A Mata é um berçário para as onças-pardas que utilizam o local para reprodução. As onças passam um tempo no local mas depois migram para outro território. O animal evita o contato com as pessoas e foge de qualquer aproximação com seres humanos, por isso é muito raro conseguir ver o felino. A onça-parda não ataca o homem, somente se forem acuadas.

As trilhas passam pelo Borboletário – área de 3 mil metros quadrados que utiliza a beleza e a importância ecológica das borboletas como ferramenta de educação ambiental; o Meliponário (coleção de colmeias de abelhas sem ferrão) – que tem o projeto de conservação e reprodução de abelhas nativas sem ferrão; o viveiro de mudas nativas; o Mini Pantanal Sanã (espaço com deck de 100 metros de extensão onde é possível caminhar sobre uma área de brejo) – conhecido também como Laguinho da Sanã, um local propício para o avistamento de aves e contemplar a natureza e também as milhares de árvores nativas. A Mata de Santa Genebra é administrada pela Fundação José Pedro de Oliveira e conta com boa estrutura de banheiros, bebedouro e área para piquenique em sua sede.

Localizada na Rua Mata Atlântica, 447 – Bosque de Barão, a Mata Santa Genebra é uma rara oportunidade de aproveitar a Mata Atlântica e conta com mais de 660 espécies de flora, com algumas sobre o risco de extinção. Além da grande diversidade de flora a Mata de Santa Genebra possui uma importante fauna, sendo refúgio para mais de 700 espécies de animais invertebrados e mais de 300 espécies de animais vertebrados, com alguns na lista vermelha da fauna ameaçada do estado de São Paulo.

Visita Autoguiada

Neste projeto, as visitas serão autoguiadas e os visitantes caminharão sem o acompanhamento de um condutor pelos roteiros pré-determinados. Monitores estarão à disposição para esclarecimento de dúvida na sede da Fundação José Pedro de Oliveira.

Para participar, clique no link (https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/visita-autoguiada) e preencha o formulário para realizar a inscrição. Deverá ser feita uma inscrição para cada participante, inclusive crianças.

Os visitantes poderão ter acesso ao roteiro da Trilha do Jatobá e Borboletário; viveiro de mudas nativas; Trilha do Folclore, Mini Pantanal Sanã e Meliponário.
 

Sair da versão mobile