Nossa Cidade
Mata de Santa Genebra inicia plantio de 2.216 mudas em parceria com exército
A Fundação José Pedro de Oliveira, que administra a Mata de Santa Genebra, iniciou na última semana o plantio de 2.216 mudas em parceria com o comando da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada do Exército. A ação é realizada próximo a Área de Preservação Permanente do Ribeirão Quilombo, em Campinas, em um trecho que compõe corredor ecológico da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Mata de Santa Genebra, de 1,2 hectare. A FJPO conta também com a parceria da Secretaria Municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade.
“Este é um projeto dentro do Construtores de Florestas Urbanas em que realizamos plantios em áreas do exército que estão degradadas ou com pouca utilização, em que queremos juntos fazer um reflorestamento com árvores nativas da Mata Atlântica”, disse Cidão Santos, presidente da FJPO. Segundo Cidão, o exército é grande parceiro da mata em ações de reflorestamento.
As mudas são provenientes do viveiro da Mata de Santa Genebra e também de Termo de Compromisso Ambiental procedente da Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade. As principais espécies plantadas nesta ação foram Jequitibá-branco, Jequitibá-rosa, Croton, Guanandi, Embaúba, Tango, Pau-viola, entre outras espécies.