Connect with us

Nossa Cidade

Mata de Santa Genebra planta 200 mudas às margens do Rio Atibaia neste sábado, 25 de novembro

A Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), gestora da Mata de Santa Genebra, realiza o plantio de 200 mudas de árvores nativas neste sábado, 25 de novembro, das 9h30 às 12h, na Rua Antônio Duarte Dias, números 1076 e 1346, região do Recanto dos Dourados, em Campinas. Também será realizado um mutirão de limpeza na ação batizada de Nós Amamos o Atibaia. Serão plantadas na Área de Preservação Permanente (APP), às margens do Rio Atibaia, espécies da Mata Atlântica como Jequitibá, Peroba, Pinha-do-brejo, Pitanga, Uvaia, Lixa, Jatobá, Palmeira-juçara, Jerivá, Cedro-rosa, entre outras.

O plantio integra o Programa de Ações Contra as Mudanças Climáticas, que faz parte do Projeto Gênesis – Construtores de Florestas Urbanas, da FJPO em parceria com a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Participarão do plantio os biólogos e técnicos da FJPO, a ONG Limpa Brasil e o Grupo Capivara Canoagem.

“Faremos o plantio nas matas ciliares do Rio Atibaia. Estamos preocupados com a questão deste que é o rio que nos alimenta, é o rio que dá a vida e temos que proteger para ele se tornar mais preservado. Cuidar do Rio Atibaia é cuidar de nós mesmos – ainda mais neste momento de aquecimento global e ondas de calor. O objetivo é nos dar mais água, e estamos cuidando da circulação dos animais e dos polinizadores que vivem ali”, disse o presidente da FJPO, Cidão Santos. De acordo com ele, este é o mesmo movimento que feito pela FJPO no ano passado, quando a fundação plantou 250 mudas nas margens do Atibaia.

Na última quinta-feira, 23 de novembro, por meio deste mesmo projeto, foram plantadas 50 mudas de árvores frutíferas típicas do Cerrado na Rua Um, Cidade Singer, Campinas. Além dos servidores da FJPO, participaram do plantio membros da Comunidade Menino Chorão e da Administração Regional Jardim Campo Belo (AR-15).

Projeto Gênesis

O Projeto Gênesis – Construtores de Florestas Urbanas, existe desde 2021 e tem como objetivo envolver a sociedade na conservação da biodiversidade, aumentar e recuperar as áreas florestadas e a construção de florestas urbanas, que trazem muitos benefícios para o bem-estar do meio ambiente e da população.

Até hoje, já foram plantadas 37 mil mudas em 71 pequenas “florestas urbanas”. O projeto estima plantar mais 13 mil árvores até janeiro do ano que vem. As iniciativas do projeto envolvem plantio de mudas nativas, educação ambiental, capacitação, reintrodução de espécies de fauna nativa na Mata de Santa Genebra e geração de renda.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com