Nossa Cidade
Mata de Santa Genebra planta 250 mudas no Programa de Ações Contra as Mudanças Climáticas
A Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), gestora da Mata de Santa Genebra, realiza o plantio de mudas de árvores nativas nesta quinta-feira, 23 de novembro, às 10h, ao lado do campo de futebol localizado na Rua Um, Cidade Singer, Campinas. Serão plantadas 50 mudas de árvores frutíferas típicas do Cerrado.
O plantio integra o Programa de Ações Contra as Mudanças Climáticas, que faz parte do Projeto Gênesis – Construtores de Florestas Urbanas, da FJPO em parceria com a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Participarão do plantio os biólogos e técnicos da FJPO, membros da Comunidade Menino Chorão e da Administração Regional Jardim Campo Belo (AR-15).
Por meio deste mesmo projeto serão plantadas 200 mudas no próximo sábado, 25 de novembro, das 9h30 às 12h, na Rua Antônio Duarte Dias, números 1076 e 1346, região do Recanto dos Dourados, em Campinas. Também será realizado um mutirão de limpeza na ação batizada de Nós Amamos o Atibaia.
O Projeto Gênesis existe desde 2021 e tem como objetivo o plantio de mudas de árvores típicas da Mata Atlântica e do Cerrado para a construção de florestas urbanas, que trazem muitos benefícios para o bem-estar do meio ambiente e da população. Até agora, já foram plantadas 37 mil mudas em 71 pequenas “florestas urbanas”. O projeto estima plantar mais 13 mil árvores até janeiro do ano que vem.
“As árvores reduzem a poluição sonora e visual, fornecem abrigo e alimento para a fauna – como polinizadores e pássaros –; protegem o solo, pois evitam o desgaste, a erosão e o deslizamento de terra; promovem sombreamento e contribuem para regular a temperatura e a umidade das cidades”, afirma o presidente da Fundação José Pedro de Oliveira, Cidão Santos. De acordo com ele, o plantio de árvores é recomendada no combate ao aquecimento global pois elas absorvem gás carbônico e liberam oxigênio, que melhora a qualidade do ar. “Além disso, as árvores absorvem a água da chuva e ajudam a evitar enchentes”, lembra Cidão.
Projeto Gênesis – Construtores de Florestas Urbanas
O Projeto Gênesis – Construtores de Florestas Urbanas tem como objetivo envolver a sociedade na conservação da biodiversidade, aumentar e recuperar as áreas florestadas.
As iniciativas do projeto envolvem plantio de mudas nativas, educação ambiental, capacitação, reintrodução de espécies de fauna nativa na Mata de Santa Genebra e geração de renda.