Nossa Cidade
Mata de Santa Genebra realiza plantio na nascente do Córrego do Banhado
A Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), gestora da Mata de Santa Genebra, realizou mais uma fase do plantio de mudas nativas e frutíferas na nascente do Córrego do Banhado, no Jardim Santa Rosa, na última sexta-feira, 12 de maio. Foram plantadas 140 mudas com a participação de cerca de 100 pessoas, entre elas membros da equipe de biólogos e técnicos da Mata de Santa Genebra, alunos da escola Emef. Dr. Edson Luis Chaves, Escolinha de Futebol da Organização Não Governamental (ONG) Esporte Clube Juventos, moradores da região, representantes de bairros, do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), Conselho Gestor da APA do Campo Grande e da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS).
O presidente da FJPO, Cidão Santos, lembrou que a ação é uma continuidade do plantio realizado no Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, quando a Fundação plantou mil mudas de árvores nativas no local. “Estamos reflorescendo as margens da nascente para que fiquem mais protegidas, evitando que fiquem mais vulneráveis”, disse Cidão Santos. O presidente da Mata comemorou a participação da comunidade no plantio. “A comunidade está atenta e participativa: é fazer local para mudar global”, afirmou.
A ação faz parte do Projeto Gênesis – Construtores de Florestas Urbanas, promovido pela FJPO em parceria com a SVDS. Também estiveram presentes na atividade: o coordenador de Projetos e Educação Ambiental da SVDS, Amandi Buzon; o representante da Associação de Bairros do Jardim Sulamérica e conselheiro do Comdema, Luiz Felicidade; o representante da Associação de Bairros do Jardim Santa Rosa, Antônio Gilberto; a representante da Associação de Bairros da Chácaras Cruzeiro do Sul, Rosa Gonçalves; o representante da Associação de Bairros do Jardim Lisa, Charles Souza; o representante do Conselho Gestor da APA do Campo Grande, Antônio Chaveiro; e os representantes da TV Campo Grande, Braga Salb e Juliano Ribeiro.