Nossa Cidade
Mata de Santa Genebra realiza seminário sobre abelhas nativas sem ferrão no Salão Vermelho
A Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), gestora da Mata de Santa Genebra, realizou o Seminário “Abelhas Nativas – Manejo e Desafios à Conservação” na tarde desta quarta-feira, 31 de maio, no Salão Vermelho do Paço Municipal. O evento abordou a importância das abelhas nativas brasileiras sem ferrão, um dos animais mais importantes para a biodiversidade, e reuniu servidores, biólogos e estudantes do Colégio Carlos Gomes e da Escola Estadual Francisco Glicério.
O seminário faz parte da Semana do Meio Ambiente – Semeia 2023, cujo tema é “Todos na Rede Campinas de Educação Ambiental” e remete à importância do esforço coletivo no trabalho pela educação e cooperação pela conservação ambiental.
O principal objetivo foi conscientizar as pessoas sobre os riscos que as ameaças para a sobrevivência das abelhas representam para o mundo. As abelhas colaboram na polinização das plantas pois diariamente visitam as flores e transferem pólen de uma flor para a outra, colaborando para sua reprodução. De acordo com a Embrapa, as abelhas são responsáveis pela polinização de 90% das espécies de flores silvestres e 75% das plantações de alimentos.
No evento, o presidente da Fundação José Pedro de Oliveira, Cidão Santos lembrou que a cidade tem difundido o tema das abelhas, com o projeto “Campinas, Cidade Amiga das Abelhas”. “Nosso município é referência na questão das abelhas, estes pequenos agentes polinizadores que contribuem para a reprodução das plantas e são imprescindíveis para o equilíbrio ambiental. As palestras de hoje contribuíram muito para a discussão deste tema tão relevante”.
O secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, também participou da abertura.