Connect with us

Nossa Cidade

Mato Grosso do Sul conhece trabalho de proteção e bem-estar animal da Prefeitura

Representantes do governo do estado do Mato Grosso do Sul (MS) estiveram em Campinas nesta segunda-feira, 15 de janeiro, para conhecer e entender o funcionamento das políticas públicas de proteção e bem-estar animal da Prefeitura. Campinas é referência nacional na causa animal e realiza ações que beneficiam milhares de animais e seus tutores. 
 
“É muito importante ter este reconhecimento dos municípios brasileiros que nos procuram no trabalho de políticas públicas de proteção e bem-estar animal. Já são mais de 80 visitas e agora do governo do estado do Mato Grosso do Sul”, disse o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, que disse esperar ter contribuído com o planejamento deles. 
 
Rogério Menezes fez uma apresentação técnica do serviço realizado pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA) e explicou como funciona o trabalho, detalhou números, resultados e traçou os próximos passos. Carlos Eduardo Rodrigues, assessor especial de Defesa e Proteção da Vida Animal do Mato Grosso do Sul, Gabriel Rodrigues, assessor técnico e administrativo, e Jean Medina, assessor de comunicação, integraram a delegação. Eles visitaram uma unidade do Consultório Veterinário Móvel acompanhados por Roberto Rossant, da equipe que coordena as castrações e programa de adoções de animais no município. 
 
De acordo com o diretor do DPBEA, Vagner Bellini, os técnicos do estado do Mato Grosso do Sul ficaram muito interessados nos diversos trabalhos que o departamento executa e nas ações realizadas no município, principalmente na castração, em entender como funciona a microchipagem. “Eles pretendem implantar essas ações realizadas aqui no estado deles. Também ficaram encantados com o projeto dos Consultórios Veterinários Móveis e com o Samu Animal”, disse Bellini. 
 
Em 2023, o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal realizou 9.261 castrações gratuitas em cães e gatos; o número de animais microchipados foi de 26.037; além de 589 resgates do Samu Animal, 180 adoções e 17.558 atendimentos nos Consultórios Veterinários Móveis. 
Sair da versão mobile