Nossa Cidade
Médicos da Rede Mário Gatti e da saúde básica passam por capacitação sobre DPOC
Médicos das unidades da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar e da rede básica de saúde de Campinas passarão por capacitação sobre a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e o exame de espirometria. O treinamento, nos dias 23 e 26 de outubro, visa a atualização dos conhecimentos das equipes para qualificar os atendimentos para o diagnóstico precoce e a melhor forma de tratamento.
DPOC é causada principalmente pela exposição à fumaça do cigarro, sendo uma das principais causas de incapacidade e mortalidade, representando a quarta maior causa de morte no mundo e que mata 40 mil pessoas por ano no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.
A capacitação dos profissionais integra ações que estão sendo implantadas na Rede, com mutirões para zerar, até o final do ano, a fila de espera para o exame de espirometria, que mede a quantidade e velocidade de ar que pode ser inalada ou expirada. Ele avalia a condição dos pulmões e auxilia no diagnóstico de doenças pulmonares obstrutivas.
Os mutirões tiveram início em agosto no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti e Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi (Hospital Ouro Verde), com uma agenda mensal de exames, para a realização de 1,44 mil espirometrias até dezembro.
A capacitação, que incluirá técnica de espirometria, epidemiologia e diagnóstico de DPOC e tratamentos no SUS, terá como palestrante o pneumologista Paulo Tonidandel e ocorrerá na segunda-feira, dia 23 de outubro, das 9h às 12h, presencial e online, na sala multiprofissional do primeiro andar do prédio administrativo do Hospital Mário Gatti e dia 26, das 13h às 16h, no anfiteatro do Hospital Ouro Verde, na modalidade presencial.