Nossa Cidade
Membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e do Agronegócio de Campinas são empossados
Os 10 novos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e do Agronegócio de Campinas (CMDRA) para o biênio 2024-2025 tomaram posse nesta sexta-feira, 1º de março, em cerimônia na Sala Azul do Paço Municipal. O órgão tem como objetivos propor diretrizes para a política agropecuária municipal, colaborar com os estudos de expansão e desenvolvimento rural sustentável, além de estimular o cooperativismo e outras formas de associativismo.
Criado pela lei nº 14.746 de 20 de dezembro de 2013, o Conselho tem entre suas metas a valorização e potencialização do agronegócio local, ações que se alinham aos propósitos do governo municipal. Segundo o prefeito de Campinas, Dário Saadi, que empossou os novos conselheiros, a Prefeitura tem feito um grande esforço para incentivar o desenvolvimento do setor e o Conselho tem papel importante para isso. “Campinas tem quase 400 quilômetros de áreas rurais e temos a responsabilidade e o compromisso de oferecer estímulos ao desenvolvimento econômico e sustentável da agricultura local em todas as suas potencialidades”, afirmou.
A posse teve a participação do superintendente de Agricultura e Pecuária em São Paulo, Guilherme Campos, que é do do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O superintendente destacou o papel das instituições de Campinas neste cenário para o crescimento do PIB. “O PIB do Brasil cresceu 2,9% em 2023. Só o agro teve um crescimento de 15,1%, o que demonstra sua robustez. E se o agro tem esse número, muito se deve ao trabalho destes institutos, que levam tecnologia e inovação para o campo”, ressaltou.
A cerimônia também marcou a realização da primeira reunião dos conselheiros que receberam as boas-vindas da secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação e presidente do CMDRA, Adriana Flosi. “É com muita alegria que recebemos os novos conselheiros. Desejo que possam realizar um bom trabalho para que o agronegócio em Campinas seja cada vez mais forte e inovador”, disse.
O evento também contou com uma apresentação do coordenador da Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio (Apta), Carlos Nabil Ghosbril, que apresentou o histórico e a atuação da entidade dentro do atual momento de avanço no cenário tecnológico do agronegócio em Campinas. Ele também elencou a importância das instituições de Campinas como Instituto Agrônomico de Campinas (IAC), Instituto Biológico, de Pesca e de Zootecnia.
O evento reuniu representantes de instituições da Ceasa Campinas, Unicamp, CATI, Embrapa, IAC, ITAL, representantes de sindicato rural e da sociedade civil.