Nossa Cidade
Mês Carlos Gomes tem filmes, palestra e música neste final de semana
O Mês Carlos Gomes, realizado pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria de Educação e entidades, continua nesta sexta-feira e sábado, dias 27 e 28 de setembro. Os eventos, com entrada gratuita, incluem palestra, filmes e muita música.
Além de destacar a tradição e o repertório do compositor, neste ano as atividades do Mês Carlos Gomes propõem um olhar contemporâneo, com a intervenção de outras expressões artísticas na programação.
Ponto alto da programação está sendo a série de palestras musicadas “Carlos Gomes da Escola”, realizada em conjunto pela Secretaria Municipal de Cultura, Academia Campinense de Letras e Rotary Clube Carlos Gomes, destinada aos alunos da 5ª série, de 44 escolas da rede municipal. Com as informações sobre a vida e obra do compositor, os alunos poderão escrever seus textos para o concurso literário. As rodas de conversa terão a participação de dois conhecidos intérpretes líricos da cidade, Vicente Montero e Vera Pessagno Bréscia.
Sobre Carlos Gomes
Antônio Carlos Gomes nasceu em Campinas, em 1836, e morreu em Belém, em 1896. Foi compositor de óperas e dedicou a maior parte de sua produção musical a este gênero. Começou a estudar música com o pai e continuou os estudos no Conservatório do Rio de Janeiro. Ganhou uma bolsa de estudos e foi para a Europa, onde diplomou-se em Milão, na Itália.
Em março de 1870, a sua ópera mais famosa, O Guarani, estreou no Teatro Scala de Milão. Da Itália, a obra ganhou fama por toda a Europa e consagrou Carlos Gomes como o maior gênio musical das Américas. Doente e com dificuldades financeiras, teve que voltar ao Brasil em 1892. Foi para Belém para ocupar o cargo de diretor do Conservatório de Música na capital do Pará, onde morou até morrer, no dia 16 de setembro de 1896.
Agenda do final de semana
A programação, que teve início no dia 2 de setembro, prossegue até outubro.
A obra do compositor campineiro também pode ser conferida nos programas das Rádios Educativa e Brasil Campinas, ambas da cidade; na Rádio Cultura, de Amparo, e no Canal 8, em diversos horários.
Os programas de Rádio e de TV estão indo ao ar todos os domingos durante o Mês Carlos Gomes, em horários diversos: 8h30 – Rádio Cultura de Amparo – FM 88,5; 12h30 – Rádio Brasil de Campinas – AM 1270; 17h30 – TV Canal 8 – TV Comunitária de Campinas e Região; 21h30 – Rádio Educativa de Campinas – FM 101,9.
Nos próximos dias, as atividades do Mês Carlos Gomes unem cinema, informação e música.
Agende-se:
27 de setembro – sexta-feira
19h
Exibição dos filmes: Campinas (Experimental, dir. Ramiro Rodrigues, 8 min, 2012) e Nhô Tônico (Animação, dir. Mauricio Squarisi, 120 min, 1996)
Local: MIS – Museu da Imagem e do Som
Rua Regente Feijó, nº 859, Centro
28 de setembro – sábado
9h30
Evento da Academia Campineira das Forças Armadas
Palestrante: Vera Pessagno Bréscia
Palestra: “Carlos Gomes: Compositor do período Romântico – Vanguardista de sua época”
Local: Academia Campinense de Letras – Rua Marechal Deodoro, nº 525, Centro
11h
Recital Salão de Concertos
Local: Conservatório Carlos Gomes – Rua José Freitas Amorin, nº 155, Jardim Santa Cândida
15h30
Concerto de piano em homenagem ao pianista Fernando Lopes
Participação Musical: alunos do Departamento de Música da Unicamp, Professor Alexandre Zamith de Almeida
Palestrante: Duílio Battistoni Filho
Local: Academia Campineira de Letras e Artes – Rua Dr. Mascarenhas, nº 412, Centro