Connect with us

Nossa Cidade

Mês da Consciência negra tem campanha focada em personagens históricos

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, lançou oficialmente nesta quinta-feira, 9 de novembro, a campanha Mês da Consciência Negra 2023. O tema este ano é “Seja Antirracista: Conheça os Heróis Negros e as Heroínas Negras que fizeram História em Campinas”. O evento contou ainda com a apresentação de um hotsite, com material de campanhas feitas recentemente pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. Para conferir é só acessar https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/consciencianegra2023.

“Foi muito boa a ideia de expor personalidades que foram destaques da nossa história. Mostramos para a sociedade essas personalidades que fizeram de sua vida exemplos de luta contra o racismo estrutural, contra todo tipo de racismo. Queremos construir uma sociedade que respeite as diferenças e que não exclua”, afirmou o prefeito Dário Saadi. 

A secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, destacou o compromisso do município em enfrentar o racismo: “a gente sabe que não é de agora que a gestão do prefeito Dário tem assumido esse compromisso com a causa. Dessa vez a campanha destaca heróis e heroínas do passado, mas temos também os heróis e heroínas de agora, construindo no presente um futuro melhor para as novas gerações”, acrescentou.

Moacyr Barra Grande Filho, o Pai Moacir, presidente do Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Campinas, destacou a importância das políticas públicas para a comunidade negra: “a política pública precisa combater o racismo velado e a intolerância religiosa. Essa campanha ‘Seja Antirracista’ reflete esses ideiais”, declarou.

O hotsite

No hotsite é possível consultar as campanhas recentes realizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, a legislação pertinente à promoção da igualdade racial e telefones úteis do serviço público voltados à questão do combate ao racismo.

O objetivo da iniciativa é promover a Consciência Negra como uma prática, revelando a contribuição de membros da Comunidade Negra de Campinas na construção da cidade, já fazendo alusão aos 250 anos de Campinas.

As personalidades homenageadas serão 10: o compositor e maestro Carlos Gomes; Antônio Cesarino, fundador do colégio Cesarino; Francisco José de Oliveira, fundador do colégio de São Benedito; Aristides Pedro da Silva, o fotógrafo V8, o escravizado Toninho, protagonista da lenda do “Boi falô”, o Mestre Tito, idealizador da Igreja São Benedito; Marcília Gama, primeira rainha do concurso pérola negra; Laudelina de Campos Melo, líder trabalhista; Francisco Glicério, líder político republicano do fim do século XIX e XX, e Elesbão, um escravizado vítima de tratamento cruel nos tempos da escravidão.

Os serviços prestados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas são três: a Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial (Cepir), que responde por políticas públicas na Prefeitura de Campinas; o Centro de Referência em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo e à Discriminação Religiosa, que atua mais no plano de indivíduos ou coletividades na condição de vítimas de discriminação.

Campinas 250 Anos

A campanha integra a série de ações para as comemorações dos 250 anos de Campinas. Até o dia 14 de julho de 2024 a Prefeitura anunciará 250 realizações, uma por dia, em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida para cerca de 1,1 milhão de habitantes que vivem na cidade, além de quem vem para trabalhar e passear. Saiba mais pelo site: https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/250anos/.

Sair da versão mobile