Connect with us

Nossa Cidade

Mesários recebem treinamento para eleição dos conselheiros tutelares

Um grupo de 240 mesários, dos 550 que atuarão na eleição dos conselheiros tutelares, receberam na quarta-feira, dia 20 de setembro, um treinamento no Palácio da Justiça para o pleito, que será realizado em 1º de outubro. Os demais passarão pela capacitação na semana que vem. A eleição terá 19 locais de votação e podem ser conferidos no link https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/conselhotutelar/locais-de-votacao.

“Queremos uma grande participação e para isso usaremos urnas eletrônicas e ampliamos de 7 para 19 os pontos de votação. O Conselho Tutelar é um órgão essencial para garantir os direitos da criança e do adolescente em muitos municípios. A eleição dos conselheiros tutelares é uma das maneiras pela qual a sociedade tem a oportunidade de participar diretamente da escolha de seus representantes”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas

O pleito para eleição de conselheiros tutelares ocorre nacionalmente a cada quatro anos, sempre no primeiro domingo de outubro. Cada conselho tutelar tem cinco representantes e o número de integrantes passará de 25 para 30 na eleição deste ano.

Distribuição no território

A ampliação de cinco para seis conselhos tutelares acarretou mudanças na distribuição geográfica de abrangência. A nova divisão ficou da seguinte forma: o primeiro Conselho Tutelar atenderá as regiões do Parque Imperador, Alphaville, Brandina, Proença, Centro e Taquaral; o segundo abrangerá a região dos Amarais, São Bernardo, Santa Lúcia e Nova Europa; o terceiro conselho será dedicado à região do Ouro Verde; o quarto ficará responsável pelas regiões de Barão Geraldo, Nova Aparecida e Jardim Garcia; o quinto será dedicado à região do Campo Grande e, finalmente, o novo conselho, o sexto, atenderá o São José e o São Domingos.

Os conselheiros têm a responsabilidade fundamental de garantir a proteção dos direitos de crianças e adolescentes. Eles recebem denúncias de situações de violência, negligência e abuso, garantindo que as medidas de proteção necessárias sejam tomadas.

Sair da versão mobile