Nossa Cidade
"Minha Primeira Infância" promove inclusão e desenvolvimento cultural em escolas públicas
Hoje, sexta-feira, 18 de outubro, acontece o último evento do projeto “Minha Primeira Infância” em Campinas, das 13h30 às 17h, no CEI Billy Graham, Jardim São Domingos. A iniciativa, realizada pela associação sem fins lucrativos Global Communities Brasil em parceria com a empresa John Deere, visa o desenvolvimento infantil por meio da oferta de mais de 1.600 horas de oficinas culturais, atua na formação dos professores e traz melhorias ao espaço físico das escolas, beneficiando mais de 450 crianças.
O projeto “Minha Primeira Infância”, aprovado pela Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura), foi implementado em escolas públicas de Campinas em 2024, com apoio do Plano Primeira Infância Campineira (PIC). As atividades culturais incentivadas pelo projeto estimulam as habilidades de expressão corporal, musicalização, arte do brincar e contação de histórias das crianças entre 0 e 6 anos.
“Esse projeto está proporcionando o acesso das crianças à cultura, em regiões extremamente vulneráveis. E mais que isso, enquanto está levando cultura, a associação está formando os próprios professores. A ideia é que esse investimento no produto cultural e essa parceria fundamental entre a iniciativa privada, o poder público e a comunidade seja escalável e replicável em outras escolas da região”, ressalta o coordenador do PIC, Thiago Ferrari.
A iniciativa promove uma formação teórica e prática aos profissionais da educação, para incorporar as oficinas culturais no dia a dia escolar. Os professores recebem a capacitação, ao longo de 20 horas de formação, para replicar atividades e oficinas culturais nas escolas, buscando a sustentabilidade do projeto a longo prazo.
Na última sexta-feira, dia 11, o evento aconteceu no CEI Sylvia Paschoal. A instituição foi beneficiada com a revitalização do “Pátio Legal do Sylvia Paschoal”, com nivelamento do piso e instalação de brinquedos. Hoje , 18 de outubro, o evento será levado ao CEI Billy Graham, e também contará com o curso de capacitação dos professores e a revitalização de espaços educativos.
Além disso, as instituições participantes abrirão suas portas em outubro para eventos culturais que visam estreitar os laços entre famílias e crianças. Esses eventos proporcionarão oficinas interativas, onde pais e filhos poderão vivenciar juntos as atividades lúdicas preparadas pela equipe.
Sobre o projeto
O “Minha Primeira Infância” foi desenvolvido pela Global Communities Brasil, com investimento da empresa de máquinas agrícolas John Deere. A associação trabalha no país há 10 anos para impulsionar o desenvolvimento sustentável, por meio de programas e projetos que abrangem diversos temas. Desde 2014, a organização vem trabalhando em estreita colaboração com escolas públicas, promovendo o desenvolvimento de crianças e jovens e fortalecendo suas capacidades socioemocionais.
Além do trabalho realizado em Campinas, o “Minha Primeira Infância” também atuou em Catalão e Recife, impactando no total 1.588 crianças com mais de 5.000 horas de oficinas e capacitando 160 profissionais da educação. O projeto também gerou renda contratando equipe local e promoveu a inclusão social.
Dados de impacto do projeto
– 3 cidades
– 7 instituições públicas
– 1.588 crianças beneficiadas
– 5.040 horas de oficinas realizadas
– 160 educadores capacitados
– 13 oficineiros
– 140 horas de formação para educadores