Nossa Cidade
Ministério de Saúde habilita 108 leitos em hospitais de Campinas
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, anunciou nesta sexta-feira, dia 24, durante live nas redes sociais, que 108 leitos de hospitais de Campinas foram habilitados pelo Ministério da Saúde para receber recursos. Serão cerca de R$ 20 milhões no total. A habilitação foi publicada hoje no Diário Oficial da União.
O valor será repassado para o equivalente a 90 dias e, somente para a rede municipal, serão R$ 12.960.000,00 para 90 leitos. O restante do valor será direcionado a 18 leitos do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. A habilitação de mais leitos está sendo pleiteada. A verba abrangerá o custeio tanto de leitos novos quanto a conversão de leitos de enfermaria existentes em UTIs Covid-19.
Com taxa de ocupação de UTIs em torno de 55% a 60%, sendo cerca de 17% por pacientes com Síndrome Respiratória Aguda (SRAG), Campinas tem no momento o melhor cenário possível. “Estamos fazendo a coisa certa. É melhor termos um leito disponível do que passarmos por cenas que temos observado em outros lugares. Pessoas precisando de socorro e não terem onde ser socorridas”, afirmou o prefeito.
A afirmação foi corroborada pelo secretário de Saúde, Carmino de Souza: “quando começamos, há 40 dias, pensamos em chegar a este cenário. Não é ócio, mas reserva estrutural. Estamos nos preparando para um eventual aumento do número de casos”.
Testes
O secretário de Saúde também contou que está em contato com o Instituto Butantã e que Campinas receberá um contingente de testes PCR que virão para os laboratórios de referência do município de acordo com a necessidade. “Também estamos com cerca de 7 mil testes rápidos, vindos de doação do Shopping Iguatemi, do Governo Federal e que compramos. Estamos chegando em um ponto de estabilidade”, afirmou.
Carmino ressaltou, porém, que a população deve continuar fazendo o isolamento social. “Quem puder ficar em casa, continue em casa independentemente do movimento que fizermos para retomar gradualmente a normalidade”.
Bares e Restaurantes
O prefeito também explicou que se reuniu com representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) para falar sobre a situação do setor. “Eles fizeram um plano para reabrir restaurantes. Também estão preocupados com a saúde das pessoas”.
O documento estabelece protocolos bem rígidos e já foi encaminhado para análise do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19. “Agradeço a participação e a responsabilidade da Abrasel em entender esse momento”, afirmou.
Fonte: Prefeitura de Campinas