Connect with us

Cultura & Lazer

MIS Campinas recebe mostra de 60 fotografias de quatro países

MIS Campinas recebe mostra de 60 fotografias de quatro países

O Museu de Imagem e do Som (MIS) de Campinas recebe a partir desta segunda-feira, 5 de junho, a exposição de fotografias premiadas “Tesouros naturais do Grupo de Visegrád – Hungria, Eslováquia, Tchéquia e Polônia”. A mostra tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e poderá ser visitada até 2 de julho. 

Haverá abertura para convidados com a presença da cônsul-geral da Hungria, Zsuzsanna László. Às 20h, como parte da programação, e aberto ao público, o Mis exibe o filme “Liberdade, Amor”, do produtor húngaro Andrew Vajna. 

A exposição revela as belezas naturais do Grupo de Visegrád (V4), de quatro países, em 60 imagens. O Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comércio da Hungria solicitou à naturArt, a Associação Húngara de Fotógrafos de Natureza, para organizar e coordenar o projeto. Coube às maiores associações de fotógrafos dos países do Grupo de Visegrád selecionar as imagens.

Segundo a Embaixada da Hungria e o Consulado-Geral em São Paulo, esta exposição é destinada principalmente àqueles que nunca visitaram a Europa Central. “Mas igualmente esperamos que ela traga algo novo também para aqueles que conhecem ou residem em algum dos quatro países e que desejam descobrir a beleza de locais que não conheciam antes. Esperamos recebê-los nas maravilhosas paisagens dos países de Visegrád”.

Sobre o V4

O Grupo de Visegrád (V4) é uma aliança regional da Europa Central que existe há 30 anos e que corresponde também a uma região geográfica munida de rico patrimônio cultural e espetaculares tesouros naturais. A naturArt – Associação Húngara de Fotógrafos de Natureza foi fundada em 1989 com a finalidade de promover a ética em âmbito da fotografia natural na Hungria. A Associação Eslovaca de Fotógrafos da Vida Selvagem foi fundada em 2005. Sua missão é elevar o nível social e artístico da fotografia natural na Eslováquia, bem como apoiar e popularizar a preservação da natureza.

O Clube dos Fotógrafos de Natureza (KPF) foi fundado em 1990 sob auspícios da União de Caça Tcheco-Morávia (ČMMJ). Seu princípio norteador é integrar os bons fotógrafos de natureza ao clube, que, depois, passam a promover o conceito de “caça sem armas” ao público alvo não só em nível nacional, mas também em nível internacional. E a Associação Polonesa de Fotógrafos Naturais (ZPFP) é a mais antiga e maior das associações polonesas que reúnem fotógrafos naturais.

Sobre o filme “ Liberdade, Amor”

Trata-se de uma história de amor durante a Revolução de 1956 que retrata, além dos combates e acontecimentos revolucionários, um episódio heroico do esporte nacional, a partida russo-húngara de polo aquático nas Olimpíadas de Sydney daquele ano.

O produtor do filme é Andrew Vajna (Exterminador do Futuro e Rambo), pai da indústria cinematográfica húngara moderna, bem como idealizador do seu sistema de financiamento. A pedido de Vajna, vários roteiristas trabalharam no filme, incluindo Joe Esterhas (Instinto Selvagem), Géza Bereményi, um dos maiores escritores húngaros da atualidade, e ainda a jovem e talentosa Réka Divinyi. Os três criaram a estória, que integra dramaturgia hollywoodiana, categoria literária e ímpeto jovem.

Serviço

Evento: Exposição de fotografias premiadas “Tesouros naturais do Grupo de Visegrád – Hungria, Eslováquia, Tchéquia e Polônia”

Data: 05/06/2023 a 02/07/2023 

Local: Museu da Imagem e do Som (MIS)

Endereço: rua Regente Feijó, 859, Centro, Campinas.

Mais informações: www.naturart.hu

www.wildlifephoto.sk

www.klubfotografu.cz

Sair da versão mobile