Cultura & Lazer
MIS Campinas terá mostra do artista visual Alexandra Ignacio Alves
O Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS Campinas) estreia nesta terça-feira, 2 de maio, a mostra solo “Ascensão” do artista visual Alexandre Ignacio Alves. São 10 pinturas de acrílica sobre tela e de grande formato onde o artista reverencia a ancestralidade de família negra. A mostra permanece até 2 de junho e pode ser vista de terça a sexta, das 9h às 17h, e sábado, 9h às 15h. A entrada no MIS é gratuita.
Mesmo o título da mostra tendo referência religiosa – momento em que Jesus Cristo foi elevado às alturas diante de seus discípulos – o artista promove reencontros, não apenas com seus familiares retratados, mas sobretudo com a capacidade de atenção do olhar, driblando a profusão de imagens do mundo contemporâneo e do estereótipo e preconceito que ainda rondam a vida das pessoas negras no Brasil.
“Alexandre Alves dispensa a convencional literalidade da imagem fotográfica para enveredar por seu profundo interesse nas imagens do passado, em especial aquelas vinculadas às tradições artísticas ocidentais. Entre elas, as antigas esculturas em pedra e as técnicas de pinturas monocromáticas. Essas tradições alimentam o artista de um repertório dedicado a construção de volumes a partir de um cuidadoso uso de tonalidades sutis e nuances”, afirma o curador Tiago Gualberto em seu texto crítico.
Sobre artista
Alexandre Ignácio Alves nasceu em 1968, em São Paulo, onde vive e trabalha. Estudou educação artística na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em 1998. A mostra solo “Ascensão” foi anteriormente apresentada na Oficina Cultural Oswald de Andrade, em 2022, em São Paulo. O projeto foi contemplado pelo PROAC 10/2022 – Artes Visuais / Circulação de Exposição.
Sobre o MIS Campinas
Fundado em 1975 e sediado no Palácio dos Azulejos, o Museu da Imagem e do Som é uma instituição que desde sua criação vem preservando e difundindo um importante acervo de memória audiovisual da cidade de Campinas, com centenas de equipamentos de produção e reprodução de imagens e sons.
Sua sede, o Palácio dos Azulejos, é considerado patrimônio nacional, estadual e municipal, foi tombado pelo Iphan (1967), Condephaat (1981) e Condepacc (1988).
A instituição abrange setores de áudio e vídeo, além de fotografia, música, equipamentos e educação patrimonial. Frequentemente ocorrem cursos gratuitos, palestras, exposições fixas e itinerantes e ciclos gratuitos de cinema, atuando assim, como um importante e democratizado ponto cultural e educativo da cidade.
Serviço
Mostra solo “Ascensão”, de Alexandre Ignacio Alves
Abertura: 2 de maio, terça-feira, das 18h às 21h
Visita: 02/05 a 02/06, de terça a sexta, 9h às 17h, sábado, 9h às 15h
Local: MIS – Museu da Imagem e do Som de Campinas
Rua Regente Feijó, 859, Centro, Campinas
Entrada gratuita