Connect with us

Nossa Cidade

MIS de Campinas participa do 1º Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som

Entre os dias 25 e 27 de outubro, autoridades do setor cultural nacional e representantes de Museus da Imagem e do Som de todo o Brasil se reúnem na Capital paulista para compartilhar ideias e experiências, num intercâmbio voltado à integração dos museus e importância dos acervos. Trata-se do 1º Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, composto por mesas, debates e grupos de trabalho. 

Campinas estará representada pelo diretor do MIS de Campinas, Alexandre Sonego, que participará no dia 25 de outubro, do debate Museus da Imagem e do Som do Brasil: características. Ele lembra que em 2023, na CINEOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, foi criado o Fórum Brasileiro dos Museus da Imagem e do Som, tendo como coordenadores do primeiro quadriênio, MIS-SP, MIS-PR, MIS-GO e o MIS de Campinas. “A criação deste fórum foi importante para constituição de uma rede entre os museus da imagem e do som do Brasil com o intuito de estabelecer intercâmbios e parcerias estratégicas entre os MIS”, diz ele.

Sobre o 1º Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, Alexandre Sonego destaca: “Campinas teve o quinto MIS do Brasil, tendo sido o primeiro município a criar um museu com esta especificidade (considerando que os demais são de governos estaduais). Desta maneira o MIS de Campinas, em vias de comemorar 50 anos de existência, tem muito a contribuir com os demais MIS do Brasil.”

O público poderá acompanhar toda a programação do Fórum virtualmente, nos links:

25/10/2023 – 09h às 19h – https://www.youtube.com/watch?v=YgsdT41AQhA   

26/10/2023 – 09h às 19h – https://www.youtube.com/watch?v=zLZ6RKUBYjE

27/10/2023 – 09h às 19h30 – https://www.youtube.com/watch?v=0ODCasF2dwM

A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O MIS tem como mantenedora a empresa B3 e tem o apoio institucional das empresas Kapitalo Investimentos, Vivo, Grupo Travelex Confidence, Grupo Veneza, John Deere, TozziniFreire Advogados, Siemens e Lenovo. O apoio operacional é da Telium, Kaspersky, Pestana Hotel Group, Canson, Família Kariri, SMH Sistemas e Café Orfeu.

Sobre o MIS de Campinas

O Museu da Imagem e do Som de Campinas foi idealizado a partir de um grupo de fotógrafos, cineastas e cineclubistas da região, liderados por Henrique de Oliveira Júnior e Dayz Peixoto Fonseca. O espaço, através da Lei Municipal 4.576/1975 de 30 de dezembro de 1975, que dentre outras iniciativas criou a Secretaria Municipal de Cultura, foi oficialmente viabilizado pelo poder público na difusão, preservação e produção audiovisual da cidade. Do ponto de vista legal, o MIS é regido especificamente pelo Decreto Municipal 14.844, de 3 de agosto de 2004.

O objetivo era preservar e reunir, sistematicamente, a memória audiovisual de Campinas e região, cujas peças vinham sendo guardadas de maneira isolada, em outros museus da cidade, e em outras instituições públicas municipais ou mesmo integrando coleções particulares.

Hoje o Museu da Imagem e do Som de Campinas agrega funções educativas (com cursos gratuitos), e de lazer cultural, sendo um valioso ponto de debates e palestras, além de ser o último cineclube no centro da cidade de Campinas depois do fechamento do Cine Paradiso, que funcionou entre 1983 e 2009, famoso na região por exibir filmes do circuito alternativo.

O acervo do MIS de Campinas constitui-se de fotos, filmes, negativos, vídeos, slides, discos, fitas e objetos sobre a história social e cultural da cidade de Campinas e região, e se apresenta em cinco diferentes linguagens: Audiovisual (cinema e vídeo), Fotografia, Música, Tecnologia e Biblioteca, disponível para pesquisadores de todo o país.

Atualmente, o Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas tem sua sede no Palácio dos Azulejos, patrimônio nacional, estadual e municipal, foi tombado pelo IPHAN (1967), CONDEPHAAT (1981)e Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (CONDEPACC) (1988).

S e r v i ç o

1º Fórum dos Museus da Imagem e do Som

Data: 25 a 27.10

Informações: www.mis-sp.org.br

Museu da Imagem e do Som – MIS

Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo

Informações: (11) 2117 4777

Sair da versão mobile