Nossa Cidade
MIS recebe mostra de arte sonora “Ondas de Memórias” do artista colombiano Cruz
O Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas abriu para visitação nesta quarta-feira, 17 de janeiro, a mostra de arte sonora “Ondas de Memórias”, do artista colombiano Cruz, que estará em exibição até 17 de fevereiro, com entrada gratuita. Entre as obras apresentadas estão "A Terra do Nunca" e "Dimensão do Pássaro Preto Curió", com sons modificados por uma máquina de frequência.
Cruz, aluno do Instituto Popular de Cultura da Colômbia, é celebrado pela criação da "Máquina de Frequências 3". Com curadoria de Juan David Medina Jaramillo, essa máquina, registrada oficialmente em 2015, foi criada para espetáculos de arte em ação, gerando múltiplas reflexões no público espectador ao oferecer experiências sensoriais únicas durante as apresentações, refletindo a visão multidisciplinar e o talento do artista.
Sob o título "A Terra do Nunca", a primeira obra nasceu com o pedido de sua esposa para criar algo com a música do Rei do Pop na Máquina de Frequências 3. Após análise, o artista percebeu uma expressão muito profunda em relação aos direitos humanos através da música de Michael Jackson, especialmente na "Versão Brasil" da icônica "They Don't Care About Us".
Outra obra, apresentada no MIS Campinas, a "Dimensão do Pássaro Preto Curió", se iniciou com a intervenção sonora do canto do pássaro preto curió, processado pela Máquina de Frequências 3. A pintura, trazida da Colômbia em 2023, passa por uma mutação devido a um erro, já que foi pintado o pássaro cúrio, que canta para evitar brigas, em vez do pássaro preto. Como resultado, o erro se transformou em uma fantasia que pode ser real, porque se o pássaro preto imita tantas aves, por que não o curió?
A mostra das criações de Cruz é uma oportunidade de imergir no universo sensorial e descobrir a proposta inovadora do artista.
Serviço:
Exposição de Arte Sonora "Ondas de Memórias"
Quando: de 17/01 a 17/02/2024
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas
Endereço: rua Regente Feijó, nº 859, Palácio dos Azulejos, Centro
Horários de visitação: de terça a sexta-feira, das 12h às 18h30; sábado, das 10h às 16h