Cultura & Lazer
MIS retoma sessões de cinema dia 8 com programação escolhida a dedo
O Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas traz ao público, neste mês, longas e curtas com assinaturas de diretores emblemáticos, como Steven Spielberg, Brad Bird, Ryan Coogler, Gary Weis, Joe Boyd e John Head. A programação começa no próximo dia 8 e segue até 30 de janeiro, com sessões de terça a sábado em horários diversificados.
Confira a programação
Sessão da Tarde Especial de Férias
Curadoria: Andréa Reis de Souza e Ricardo Pereira
Terça, 8 de Janeiro, 14h
THE POST
Direção de Steven Spielberg
Sinopse: Em 1971, depois de uma visita ao Vietnã, o especialista Daniel Ellsberg decide divulgar o que ficou conhecido como os “Papeis do Pentágono” – documentos ultrassecretos que provam que o governo dos EUA vem mentindo há anos sobre a guerra. Parte dos papeis é publicada pelo jornal “The New York Times”, mas o governo entra na justiça. O jornal “The Washington Post” tenta obter os papeis e continuar publicando-os, tornando-se o centro de uma batalha pela liberdade de expressão. EUA, 2017. Colorido, 116 min. Classificação indicativa: 12 anos.
Quinta, 10 de Janeiro, 14h
MARY E A FLOR DA BRUXA
Direção de Hiromasa Yonebayashi
Sinopse: Mary, uma agitada jovem japonesa, está prestes a ter sua vida alterada de maneira radical. Isso porque, depois de seguir dois estranhos gatos, ela acaba achando uma curiosa e desconhecida flor, que lhe concede extraordinários poderes mágicos. Logo em seguida, com a ajuda de um dos animais, ela encontra uma vassoura e, ao tocá-la, ela começa a voar. É aí que descobrirá que pode ter se tornado uma bruxa. ANIMAÇÃO LEGENDADA. Japão, 2017. Colorido, 103 min.
Classificação indicativa: Livre
Terça, 15 de Janeiro, 14h
UMA MULHER FANTÁSTICA
Direção de Sebastián Lelio
Sinopse: Vencedor do Oscar de filme estrangeiro 2018, o drama de Sebastián Lelio (“Gloria”) tem como protagonista Marina (Daniela Vega), uma garçonete e dançarina transexual cuja vida muda drasticamente quando o namorado morre de repente. Chile, 2017. Colorido, 104 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Quinta, 17 de Janeiro, 14h
OS INCRÍVEIS 2
Direção de Brad Bird
Sinopse: Mais de uma década depois do primeiro filme, os Incríveis estão de volta. Agora, a família de heróis está proibida de usar seus poderes, depois de terem ocorrido grandes confusões. No entanto, um empresário pretende reverter a situação, provando que o mundo necessita de seus superpoderes. ANIMAÇÃO DUBLADA. EUA, 2018. Colorido, 118 min. Classificação indicativa: Livre
Terça, 22 de Janeiro, 14h
CORPO E ALMA
Direção de Ildikó Enyedi
Sinopse: Vencedor do Urso de Ouro (melhor filme) no Festival de Berlim 2017, este drama húngaro acompanha uma mulher e um homem que mantêm entre si uma estranha conexão, sonhando o mesmo sonho todas as noites. Hungria, 2017. Colorido, 2017. Classificação indicativa: 16 anos.
Quinta, 24 de Janeiro, 14h
O HOMEM DAS CAVERNAS
Direção de Nick Park
Sinopse: Na nova animação do estúdio Ardman, uma tribo de homens das cavernas precisa aprender a jogar futebol para defender seu vale de um lorde que quer explorar a região. ANIMAÇÃO DUBLADA. Inglaterra, 2018. Colorido, 89 min. Classificação indicativa: Livre.
Terça, 29 de Janeiro, 14h
PANTERA NEGRA
Direção de Ryan Coogler
Sinopse: A adaptação do gibi da Marvel escala Chadwick Boseman como T’Challa, o príncipe de Wakanda que, ao perder seu pai, precisa governar sozinho e superar desafios. Traficantes de armas estão de olho na grande e secreta riqueza de seu país, o vibranium – substância que pode ser usada para fins perigosos. Com Angela Bassett, Forest Whitaker e Lupita Nyongo’o. EUA, 2018. Colorido, 134 min. Classificação indicativa: 10 anos.
Quinta, 31 de Janeiro, 14h
ILHA DOS CACHORROS
Direção de Wes Anderson
Sinopse: Wes Anderson ganhou o prêmio de direção no Festival de Berlim com esta animação protagonizado por um garotinho japonês que vai à Ilha dos Cachorros à procura de seu cão. Com vozes de Bryan Cranston, Scarlett Johansson, Edward Norton e Frances McDormand. ANIMAÇÃO LEGENDADA. EUA, 2018. Colorido, 101 min. Classificação indicativa: 10 anos.
Ciclo “OS MELHORES DO ANO”
Seleção: Ricardo Pereira e Gustavo Sousa.
Sexta, 4 de Janeiro, 20h
FELIZ COMO LÁZARO
Direção de Alice Rohrwacher
Sinopse: Neste leitura livre da história bíblica, Lazzaro (Adriano Tardiolo) é um garoto pobre e pouco inteligente, mas extremamente bondoso. Ele é explorado pelos familiares, fazendo trabalhos forçados diariamente, além de colaborar com a marquesa, proprietária das terras onde vivem. No entanto, após uma tragédia, Lazzaro retorna à vida no século XXI. Ele não compreende mais a lógica deste mundo, mas pretende reencontrar a sua família e viver como antigamente. Itália, 2018. Colorido, 127 min. Classificação indicativa: 12 anos.
Sábado, 5 de Janeiro, 20h
THE SQUARE – A ARTE DA DISCÓRDIA
Direção de Ruben Östlund
Sinopse: Ganhadora da Palma de Ouro em Cannes 2017 e na lista dos concorrentes ao Oscar de filme estrangeiro 2018, a produção sueca traça um retrato ácido da Europa contemporânea a partir da história de um respeitado curador de um museu de Estocolmo (Claes Bang) envolvido em dilemas éticos. Suécia, 2017. Colorido, 142 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Quinta, 10 de Janeiro, 20h
COLO
Direção de Teresa Villaverde
Sinopse: Diante da crise financeira de Portugal e das políticas de austeridade, uma família começa a se dissolver. A mãe tem vários empregos para manter a casa, o pai está desempregado e deprimido, e a filha de 17 anos não consegue se conectar com eles. Portugal, 2017. Colorido, 136 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Sexta, 11 de Janeiro, 20h
EM PEDAÇOS
Direção de Fatih Akin
Sinopse: Premiada em Cannes por esse trabalho, Diane Kruger interpreta Katja, uma alemã que perde o marido e o filho num atentado neonazista em Berlim. A partir da tragédia, ela investe todas as suas energias no esclarecimento do crime, tornando-se também alvo de exposição de sua vida. Alemanha, 2017. Colorido, 106 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Sábado, 12 de Janeiro, 20h
VOCÊ NUNCA ESTEVE REALMENTE AQUI
Direção de Lynne Ramsay
Sinopse: Ganhador dos prêmios de roteiro para Lynne Ramsay e ator, para Joaquin Phoenix, no Festival de Cannes 2017, o filme tem como protagonista um ex-veterano de guerra contratado para encontrar uma garota desaparecida. Inglaterra, 2017. Colorido, 98 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Quinta, 17 de Janeiro, 20h
ZAMA
Direção de Lucrecia Martel
Sinopse: A diretora argentina Lucrecia Martel adapta o romance homônimo de seu conterrâneo Antonio di Benedetto, protagonizado por um oficial da coroa espanhola que vem para a América do Sul no período colonial em busca de riqueza. Com Daniel Giménez Cacho, Lola Dueñas e Matheus Nachtergaele. Argentina/Holanda, 2017. Colorido, 120 min. Classificação indicativa: 14 anos.
Sexta, 18 de Janeiro, 20h
VISAGES, VILLAGES
Direção de Agnes Varda e JR
Sinopse: Vencedor do prêmio de melhor documentário no Festival de Cannes 2017 e indicado ao Oscar da categoria em 2018, o filme dirigido por Agnès Varda e JR percorre diversas cidades pela França, entrevistando personagens diversos – que são fotografados por JR e suas imagens transformadas em painéis que decoram casas, fábricas e vagões de trem. França, 2017. Colorido, 89 min. Classificação indicativa: Livre.
Sábado, 19 de Janeiro, 20h
ROMA
Direção de Alfonso Cuáron
Sinopse: No grande vencedor do Festival de Veneza de 2018, o mexicano Alfonso Curarón resgata memórias de sua infância no bairro de Roma, na Cidade do México, no começo dos anos de 1970, sob o ponto de vista de uma das empregadas da casa, Cleo. México, 2018. Colorido, 135 min. Classificação indicativa: 10 anos.
Quinta, 24 de Janeiro, 20h
ENTRE-LAÇOS
Direção de Naoko Ogigami
Sinopse: Premiado no Festival de Berlim, esse drama japonês tem ao centro uma garota de 11 anos que é abandonada pela mãe, e vai morar com o tio e sua namorada transexual. Japão, 2017. Colorido, 127 min. Classificação indicativa: 12 anos.
Sexta, 25 de Janeiro, 20h
CUSTÓDIA
Direção de Xavier Legrand
Sinopse: Ganhador do prêmio de direção no Festival de Veneza e da crítica, na Mostra SP, drama francês tem ao centro uma mulher que tenta proteger o filho do ex-marido violento. França, 2017. Colorido, 90 min. Classificação indicativa: 14 anos.
Sábado, 26 de Janeiro, 20h
INFILTRADO NA KLAN
Direção de Spike Lee
Sinopse: Premiado no Festival de Cannes e baseado numa história real, o longa tem como protagonista um policial afro-americano que se infiltra na Ku Klux Klan do Colorado. No elenco, John David Washington, Adam Driver e Alec Baldwin. EUA, 2018. Colorido, 135 min. Classificação indicativa: 14 anos.
Quinta, 31 de Janeiro, 20h
EM CHAMAS
Direção de Lee Chang-dong
Sinopse: Jongsu acabou seus estudos mas está desempregado, vivendo de bicos. Quando seu pai se envolve em problemas com a lei, ele é obrigado a voltar para tomar conta de seu sítio. Neste momento, ele retoma contato com Haemi, moça que conheceu quando criança, e seu namorado, Ben, um jovem rico e misterioso que exerce uma atração sinistra sobre todos à sua volta. Coreia do Sul, 2018. Colorido, 148 min. Classificação indicativa: 16 anos.
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
CINECLUBE OUTUBRO
“Outros outubros virão outras manhãs plenas de sol e de luz”
Milton Nascimento / Fernando Brant / Marcio Borges/ Música: O que foi feito de (Vera)
Quarta-feira, 23 de janeiro, 19h
MEMÓRIAS DO SUBDESENVOLVIMENTO
Direção de Tomas Gutierrez Alea
Sinopse: Depois que sua esposa e mãe foram para Miami após a Revolução Cubana, Sergio (Sergio Corrieri) anda por Havana como se tentasse entender o que acabou de acontecer. Estaria Sergio acima de tudo e de todos num mundo subdesenvolvido? O choque entre a percepção europeia e a realidade das ruas em Cuba faz de Sergio um atônito desobediente de sua própria realidade. Cópia restaurada lançada em Cannes 2016 de um clássico do cinema mundial feito na América Latina. Cuba, 1968. Preto e branco, 110min. Não recomendado para menores de 14 anos.
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Curadoria: Henrique Bueno
Quarta-feira, 30 de janeiro, 19h30
JIMI HENDRIX
Direção de Gary Weis, Joe Boyd e John Head
Sinopse: O documentário acompanha o mago do Rock no palco e nos bastidores, traz imagens de shows clássicos e entrevistas com amigos e músicos, felizes em relatar suas impressões sobre o guitarrista mais espetacular em mais de 50 anos de Roock and Roll, incluíndo Pete Townshend, Mick jagger, Eric Clapton, Little Richard, Lou Reed, Buddy Miles entre outros. Incluíndo as canções ‘Hey Joe’, ‘Rock me baby’, ‘Like a Rolling Stone’, a releitura do hino nacional norte-americano feita por Hendrix em 1969, em Woodstock e muito mais. Um documento histórico. EUA, 1973, 103min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Serviço
Museu da Imagem e do Som – Campinas Palácio dos Azulejos.
Rua: Regente Feijó, 859 – (19) 3733 8800.
Entrada gratuita (32 lugares).