Nossa Cidade
Miss São Paulo Gold conversa com prefeito sobre acessibilidade e inclusão
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, recebeu, na manhã desta terça-feira, 6 de setembro, no gabinete, a Miss São Paulo Gold e Miss Inclusão Campinas, Maria Vitória de Campos Ribeiro, de 23 anos. Maria Vitória veio conversar sobre acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência, em especial, no contexto da moda, e planejar a participação em eventos e ações do “Setembro Verde”, mês voltado à conscientização dos direitos das pessoas com deficiência, com o tema “Quebrando barreiras, promovendo a inclusão”.
Maria Vitória veio acompanhada do marido, Douglas Rafael da Silva Ribeiro, e ressaltou a importância de participar e se abrir às experiências, independentemente de ter uma deficiência. “Eu poderia ter ficado num canto ou fazer a diferença. Quero fazer a diferença”, disse Vitória, que comemora a conquista de dois títulos de Miss e o início de um trabalho na área artística. “Estou começando um trabalho como atriz”, contou.
O prefeito Dário parabenizou a Miss por todas as conquistas e destacou como é fundamental trabalhar a autoestima. “É muito importante ter a sua presença nos eventos deste mês, para que as pessoas conheçam sua história e se inspirem”, disse.
A secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, também esteve no encontro e ouviu a trajetória de Maria Vitória. “Temos muitas ações neste mês voltadas às pessoas com deficiência e é importante contar com a sua participação”, disse a secretária.
Esta campanha foi instituída pela lei municipal 15.177/2016. Segundo dados oficiais do censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Campinas, na época, tinha 305 mil pessoas com deficiência (parcial ou integral) mental, auditiva, motora ou visual, o que representava 28% da população.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas oferece diversos serviços à população com deficiência como a plataforma Emprega Bem; o cartão Bem acessível; o programa de Acessibilidade Inclusiva; o guia digital Caminhos da Inclusão; a Coordenadoria Arquitetônica; o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência; a Central de Interpretação de Libras.