Connect with us

Nossa Cidade

Mobilização no Hospital de Amor encerra Outubro Rosa em Campinas

O Hospital de Amor recebeu nesta segunda-feira, dia 31, uma série de palestras e tratamentos de beleza para marcar o encerramento do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama. O evento é gratuito e aberto a todas que comparecerem ao local até 16h30. Trata-se de uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, da Guarda Municipal, do Hospital de Amor e do Instituto Ana Hickmann.

“O enfrentamento do câncer de mama é uma tarefa que exige o comprometimento de todas as mulheres. Implica autocuidado e promoção da autoestima e creio que iniciativas como a de hoje contribuem de modo significativo para isso”, afirmou a secretária Vandecleya Moro.

O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres e a segunda causa de morte entre todas as outras enfermidades, perdendo apenas para doenças cardiovasculares. A melhor forma de prevenir o câncer de mama é realizar exames anuais. 

O “Outubro Rosa” é comemorado em todo o mundo. O nome faz referência à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. 

O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas relacionadas ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro. No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao “Outubro Rosa” foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), em 2 de outubro de 2002.

Sair da versão mobile