Connect with us

Nossa Cidade

Mobilização solidária no Centro aborda 65 pessoas em situação de rua

Nem o frio, nem o vento gelado afugentaram os voluntários que dedicaram a noite de sexta-feira, dia 19, a auxiliar, com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, na distribuição de cobertores e a orientar pessoas em condição de rua sobre os serviços prestados pela Prefeitura para essa população.

“Quero agradecer o espírito solidário de todas essas pessoas em nos auxiliar no acolhimento em uma noite de tanto frio. Eles nos procuraram e prontamente nós fomos ao encontro dessa expectativa”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.

O grupo, formado por 13 voluntários, abordou 65 pessoas. Foram distribuídos 80 cobertores. Eles percorreram a Catedral Metropolitana, a Av. Moraes Sales, a Galeria Pagé, a Estação Cultura e a Rua 13 de Maio.

Operação Inverno

Desde 1º de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos lançou a Operação Inverno, serviço de acolhimento a pessoas em situação de rua no município por meio do SOS Rua. A Operação Inverno se estende até o dia 30 de setembro. Desde que começou, já foram registrados 6.288 atendimentos, foram distribuídos 10.744 cobertores e realizados 1.227 encaminhamentos ao abrigo municipal.

Durante a Operação Inverno, o período de acolhimento do serviço SOS Rua passa a ser das 8h à 0h. O objetivo é acolher essas pessoas e, se elas aceitarem, as encaminhar aos serviços da rede de proteção, de assistência social e de saúde do município. O SOS Rua conta com equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores que atuam diretamente nas ruas. 

Desde a primeira semana do mês, reforçando a ação da Operação Inverno, o Bagageiro Municipal ampliou em mais duas horas o horário de atendimento à população socialmente vulnerável. O serviço está localizado na Rua José Cruz Ferreira Jorge, 32, na Vila Industrial, e funciona, agora, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Antes da mudança, o horário de atendimento era até 17h. 

Desde 5 de maio, a secretaria ampliou o número de vagas em abrigos para pessoas em situação de rua. Além das 120 vagas já existentes no Samim, foram criadas mais 80 vagas na Casa da Cidadania.

Sair da versão mobile