Nossa Cidade
Mobilização solidária no Centro aborda 65 pessoas em situação de rua
Nem o frio, nem o vento gelado afugentaram os voluntários que dedicaram a noite de sexta-feira, dia 19, a auxiliar, com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, na distribuição de cobertores e a orientar pessoas em condição de rua sobre os serviços prestados pela Prefeitura para essa população.
“Quero agradecer o espírito solidário de todas essas pessoas em nos auxiliar no acolhimento em uma noite de tanto frio. Eles nos procuraram e prontamente nós fomos ao encontro dessa expectativa”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.
O grupo, formado por 13 voluntários, abordou 65 pessoas. Foram distribuídos 80 cobertores. Eles percorreram a Catedral Metropolitana, a Av. Moraes Sales, a Galeria Pagé, a Estação Cultura e a Rua 13 de Maio.
Operação Inverno
Desde 1º de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos lançou a Operação Inverno, serviço de acolhimento a pessoas em situação de rua no município por meio do SOS Rua. A Operação Inverno se estende até o dia 30 de setembro. Desde que começou, já foram registrados 6.288 atendimentos, foram distribuídos 10.744 cobertores e realizados 1.227 encaminhamentos ao abrigo municipal.
Durante a Operação Inverno, o período de acolhimento do serviço SOS Rua passa a ser das 8h à 0h. O objetivo é acolher essas pessoas e, se elas aceitarem, as encaminhar aos serviços da rede de proteção, de assistência social e de saúde do município. O SOS Rua conta com equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores que atuam diretamente nas ruas.
Desde a primeira semana do mês, reforçando a ação da Operação Inverno, o Bagageiro Municipal ampliou em mais duas horas o horário de atendimento à população socialmente vulnerável. O serviço está localizado na Rua José Cruz Ferreira Jorge, 32, na Vila Industrial, e funciona, agora, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Antes da mudança, o horário de atendimento era até 17h.
Desde 5 de maio, a secretaria ampliou o número de vagas em abrigos para pessoas em situação de rua. Além das 120 vagas já existentes no Samim, foram criadas mais 80 vagas na Casa da Cidadania.