Nossa Cidade
Moradores de Campinas ganharam mais de 30 áreas de lazer desde 2021
Campinas recebeu 31 praças, entre novas e reformadas, desde 2021, com novo paisagismo e iluminação, equipamentos de lazer como academia ao ar livre, parquinho, quadras, campos, pistas de caminhada, entre outros. As obras, em diversas regiões da cidade, foram executadas pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. As mais recentes, duas áreas novas no distrito do Ouro Verde, foram entregues no sábado, 1º de julho. Todas com o propósito de trazerem melhoria para a qualidade de vida das pessoas.
As praças são espaços de convivência, de respirar ao ar livre, praticar exercícios, usufruir da sensação de bem-estar, curtir uma área verde. Este ano, já foram entregues quase de R$ 1,8 milhão em obras de praças. O prefeito Dário Saadi tem enfatizado a importância desses espaços, especialmente depois do período de pandemia de covid-19. “Na pandemia, ficamos dentro de casa e vimos o quanto fazia falta caminhar, conversar com os amigos na rua, aproveitar os espaços verdes. Além de deixar a cidade mais bonita, esses espaços trazem uma sensação de bem-estar e qualidade de vida para as pessoas”, afirmou o prefeito, durante entrega das praças mais recentes. Mais de 10 áreas estão passando por obra.
População comemora inauguração de espaços
Nos Bosque das Palmeiras, o professor de Educação Física. Edson Carlos Pontes, conta que o local onde foi feita a Praça Amilton Motta e a Arena Cilinho, em Barão Geraldo, no ano passado, era ponto de descarte irregular e a obra transformou o bairro. “A praça trouxe vida ao bairro. Hoje o espaço é frequentado por caminhantes, há crianças nos brinquedos, jovens na academia ao ar livre, praticantes de futevôlei na quadra de areia, de futebol no campinho e no campão. Somos gratos por este espaço neste bairro que é tão afastado do centro”, diz Pontes.
“A importância destas praças para nós é o lazer. Tem quadras de futebol de areia para as crianças, áreas verdes limpas e bem cuidadas, iluminação. Passeio com meu cachorro e meu filho (Vinicius, 16 anos) joga bola. É de muita serventia, um benefício bem grande para a população da região”, considera Francisco Ferreira de Lima Filho, assistente administrativo, sobre as praças Mário dos Santos Sampaio e Mário Bosco, uma ao lado da outra. Morador da Vila Padre Anchieta, distrito de Nova Aparecida, Francisco, reside na área há 18 anos.
O garçom Danilo Evangelista Moraes mora há 33 anos no Village, em Barão Geraldo. Ele conta que a vontade de ter uma praça por perto era grande. Ele e a esposa, Daniela Grellet, passaram a batalhar por isso e hoje a filha Rayane, de 12 anos, também aproveita o espaço. “Ter uma praça no bairro era um sonho de muita gente, para crianças e famílias. E a praça daqui recebeu o nome de Adevaldo. Na época em que estava sendo construída, o Adevaldo, que era morador do bairro, faleceu. Ele era esportista e foi decidido homenageá-lo com o nome. Esta praça foi uma grande conquista para a gente”, disse Danilo, sobre onde foi feito o Centro de Lazer Adevaldo Silva Moraes.