Nossa Cidade
Mostra Cultural Afrofuturista de arte e cultura de 54 países africanos é atração no Museu da Cidade
A Mostra Cultural Afrofuturista que procura divulgar os 54 países africanos por meio das artes e culturas será atração a partir deste sábado, 30 de setembro, do Museu da Cidade, Casa de Vidro, dentro do Lago do Café, das 9h às 12 e das 14h às 17h. Programada para permanecer até 29 de outubro, os trabalhos são sob o olhar em perspectiva e nos parâmetros da África contemporânea. A entrada é gratuita e é necessário verificar agendamento no site do Museu (https://conheca.campinas.sp.gov.br/pois/1178).
A curadoria da Mostra é do professor Odair Marques da Silva, autor do Atlas GeoCultural da África, é uma realização da Editora Eiros do Brasil, com apoio cultural do Museu da Cidade da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e MIPID/Secretaria Municipal de Educação de Campinas.
O propósito está em apresentar o continente através de um acervo plural marcado por uma estética caracterizada por modalidade de artes manuais, pinturas, moda, esculturas, fotografias, vídeos de apresentações musicais e de danças. As instalações da mostra permitem conhecer ainda um continente culturalmente marcado pela pluralidade, e pela beleza estética africana.
O conceito afrofuturista surgiu em meados dos anos 90 no meio acadêmico dos EUA. Gênero artístico que transcende a linguagem estética ao mesclar as culturas tradicionais, ancestrais e contemporâneas combinado com elementos contemporâneos e de abordagem futurista.
Serviço
Mostra Cultural Afrofuturista
Data: de 30 de setembro a 29 de outubro
Horário: 10h às 12h e das 14h às 17h
Local: Museu da Cidade – Casa de Vidro
Endereço: Avenida Dr. Heitor Penteado, 2145 – Parque Taquaral.
museudacidade@campinas.sp.gov.br