Connect with us

Nossa Cidade

Mostra Curta Social abre inscrições para vídeos produzidos na RMC

O Festival Mostra Curta Social – 2ª edição valoriza as produções audiovisuais realizadas na região de Campinas que se debruçam sobre questões sociais relacionadas à raça, gênero e sexualidade, da pessoa em situação de deficiência, entre outros marcadores sócio-políticos. O chamamento público para a seleção receberá projetos de curta-metragem, videoclipe, videodança e videoarte de até 20 minutos e as inscrições ocorrerão de 15 de agosto a 15 de setembro e devem ser realizadas pelo formulário de inscrição disponível nas redes sociais do projeto (https://www.instagram.com/mostracurtasocial/ ou https://ceicampinas.org.br/)

O projeto é realizado com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas(FICC) de 2022.

Segundo os autores do projeto, o objetivo da mostra é estimular o desenvolvimento da criatividade no audiovisual para tratar de temas sociais relevantes e viabilizar um contexto de continuidade de novas produções. E também de difundir obras de audiovisual que ainda não alcançaram visibilidade, consolidar um evento que abarca territórios periféricos da cidade, tratar sobre questões sociais e impulsionar a diversidade das narrativas e produções audiovisuais na cidade.

Podem participar da mostra pessoas a partir de 18 anos de idade, que não tenham mais de duas produções autorais de audiovisual exibidas em festivais ou mostras de cinema presencial e/ou online, em TV aberta ou fechada, e plataformas de streaming. Os vídeos e curta-metragens devem ter resolução mínima de 720p e devem ter sido produzidos na Região Metropolitana de Campinas a partir de 2021.

Os filmes serão avaliados por uma equipe curatorial (júri técnico) pelos critérios de: 1) potencial de impacto cultural e social; 2) potencial de comunicação 3) originalidade 4) criatividade. Os projetos de maior destaque, de acordo com a avaliação do júri popular nos dias de exibição da mostra, serão premiados com valor de R$ 1.000,00.

A mostra pretende descentralizar investimentos à produção de audiovisual em outras regiões de Campinas, mais concentrada em territórios pólos de produção como Barão Geraldo, Taquaral e Centro. Conforme mapeamento da edição anterior, a maioria dos realizadores dos curtas exibidos na 1ª edição pertencia a territórios periféricos da cidade.

Oficina

Como contrapartida social, no mês de julho foi realizada uma oficina de cinema com crianças e adolescentes entre 6 a 14 anos, atendidos pelo Centro Educacional Integrado (CEI) “Santi Capriotti”, proponente do projeto.

No primeiro encontro foram exibidos curtas-metragens feitos por crianças com o objetivo de sensibilizar o olhar e empoderar as crianças a criarem suas próprias narrativas; no segundo encontro, a partir de dinâmicas teatrais, cada participante escolheu um personagem que gostaria de interpretar e, a partir daí, foi montada uma história coletiva. No terceiro e quarto encontros, foram feitas as etapas de produção, captação, gravação e edição da história.

Todo o bem cultural produzido pelo festival é gratuito. O projeto também prevê ações que garantem acessibilidade ao plano de divulgação e no conteúdo do festival por meio de audiodescrição dos posts nas redes sociais, legendagem e tradução em Libras dos vídeos de divulgação, janela de Libras nos filmes exibidos e audiodescrição ao vivo durante o evento.

Serviço

Festival Mostra Curta Social – 2ª edição

Inscrições: abertas de 15/8 (próxima terça-feira) a 15/9

Informações: pelo Instagram @mostracurtasocial, @ceicampinas, @museumarcodovalle. @cei.campinas e pelo e-mail mostracurtasocial@ceicampinas.org.br

Sair da versão mobile