Connect with us

Nossa Cidade

Mostra de capas do Correio Popular abre celebração dos 95 anos do Jornal

As comemorações pelos 95 anos do jornal Correio Popular foram iniciadas nesta sexta-feira, dia 4 de março, em evento na Academia Campinense de Letras (ACL) no centro de Campinas. A celebração teve a presença do prefeito de Campinas, Dário Saadi, e foi marcada pela abertura de uma exposição itinerante com as principais capas do jornal e premiações recebidas desde a criação do periódico. 

Na cerimônia, o prefeito Dário Saadi disse que Correio Popular traz o relato diário dos fatos do município e um olhar pelas capas expostas já é uma oportunidade para reviver a história. Ele destacou ainda que o veículo de comunicação é fundamental para a construção da metrópole campineira. “Campinas é uma das cidades mais importantes do Brasil. Sua formação é uma obra feita a milhões de mãos e a imprensa é fundamental para isso. Cobra responsabilidades, encaminhamentos e propõe soluções.”

Segundo o presidente-executivo do jornal, Ítalo Barioni, a exposição inaugurada hoje é o resumo da história viva do município. Ele ressaltou que, “para saber profundamente sobre Campinas e região somente lendo o Correio Popular.” Também relembrou que o jornal passou por uma reestruturação recente com mudanças importantes e reforçou o compromisso do jornal com o conhecimento e a verdade. 

O presidente da ACL, Jorge Alves de Lima, por sua vez, disse que a Academia está orgulhosa pela trajetória do jornal, que se pauta pelo compromisso de informar e pela independência. “O Correio caminha para os seus 100 anos. Teve grandes jornalistas e ainda os tem. É o maior jornal do interior paulista.”

Exposição

A mostra ficará até 3 de abril na ACL e pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira das 10h às 17h. No dia 4 de abril, irá para a sede do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP-Campinas) e também ficará aberta a visitação. Os novos locais que receberão a exposição a partir de maio serão divulgados posteriormente pelo jornal. Ao longo de 2022, outros eventos ocorrerão para marcar os 95 anos da publicação. 

A primeira edição do jornal foi publicada em 4 de setembro de 1927 por seu fundador Álvaro Ribeiro.

A inauguração da exposição nesta sexta-feira teve também a participação do General Agnaldo Oliveira Santos, comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve do Exército, dos Secretários Municipais de Cultura, Alexandra Capriolli; Educação, José Tadeu Jorge; Esportes e Lazer, Fernando Vanin; e de Habitação, Arly de Lara Romeo; do diretor de redação do Correio Popular, Luiz Roberto Saviani Rey; de acadêmicos da ACL; além de autoridades legislativas. 

Exposição: Correio Popular 95 anos

Local: Academia Campinense de Letras (ACL) – Rua Marechal Deodoro 525, Centro

Data: Até o dia 3 de abril, de segunda a sexta-feira, das 10 às 17h

Entrada gratuita

Sair da versão mobile