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“Motos barulhentas”: mais de cem já foram removidas ao Pátio em 2024

O barulho de motos com escapamento adulterado costuma chamar a atenção e gerar reclamações da população em diversas regiões da cidade. E também não passa despercebido pelas operações integradas de fiscalização, realizadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) com a Guarda Municipal (GM). Nas abordagens de 2023, de agosto a dezembro, 27 motocicletas foram removidas ao Pátio Municipal por irregularidades no escapamento. Já em 2024, até o dia 9 de abril, o número mais do que quadruplica: 116 “motos barulhentas” já foram recolhidas.

As abordagens foram realizadas em diversos pontos da cidade. Neste ano, entre as vias que mais concentraram remoções das “motos barulhentas”, até o momento, estão as avenidas John Boyd Dunlop, Camucim, Prefeito José Nicolau Maselli e Cônego Antônio Roccato.

A fiscalização identifica diferentes irregularidades no escapamento das motocicletas, que levam o veículo a fazer mais barulho. As infrações incluem casos de motos sem escapamento ou com a peça furada, defeituosa, inoperante, arrastando ou que não seja original. Há, ainda, casos de descarga livre, ou seja, quando o escapamento não tem silenciador, e de alterações que danificam o silenciador.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante é uma infração grave, penalizada com multa e sujeita à retenção do veículo para regularização.

Além do resultado de parceria entre Emdec e GM, em 2023, houve o registro de remoção ao Pátio realizada em operação integrada com a Polícia Militar.

2024 já contabiliza 40 operações

Entre janeiro e abril de 2024, a Emdec promoveu 40 operações conjuntas de fiscalização, que resultaram em mais de 1,3 mil atuações e mais de 300 remoções ao Pátio, todas integradas com as forças de segurança – Guarda Municipal, Polícia Civil e Militar.

A fiscalização é uma das ações previstas no Plano de Segurança Viária, lançado em fevereiro. A Emdec intensificou as operações conjuntas com base na Lei 14.599/2023, que ampliou as competências dos órgãos municipais no que se refere à fiscalização de trânsito. Desde então, os agentes da Mobilidade Urbana podem fiscalizar diversos enquadramentos do Código de Trânsito Brasileiro, entre eles o estado de conservação dos veículos e a documentação.

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