Nossa Cidade
Multivacinação: ação aplica 3 mil vacinas em cinco terminais de ônibus e consolida nova estratégia
Campinas aplicou 3.032 doses de vacina em terminais de ônibus durante uma ação da Campanha de Multivacinação realizada por cinco dias nas regiões do Centro, Campo Grande, Padre Anchieta, Barão Geraldo e Ouro Verde. O resultado consolida uma nova estratégia para ampliar o acesso do público aos imunizantes e deve ser repetida no futuro.
A vacinação nos cinco terminais de ônibus ocorreu de 16 a 20 de outubro e contemplou o público nos três períodos, definidos conforme cada região. Os terminais de Barão Geraldo e do Campo Grande registraram os maiores números de doses aplicadas no período.
Embora a campanha seja direcionada a crianças e adolescentes de até 14 anos, as doses também foram aplicadas em adultos que decidiram atualizar a caderneta em terminais.
“O resultado foi muito positivo. A população foi aderindo ao longo da semana e, com isso, vimos que é importante mantermos a ação por alguns dias consecutivos visando ampliar a informação da oferta. Com certeza, mantendo-se as parcerias com a Emdec, essa ação deverá ser repetida em outros momentos”, ressaltou a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli.
Segundo ela, as maiores quantidades de doses foram aplicadas em terminais com maiores fluxos de passageiros no momento em que a vacinação foi ofertada à população. A ação nas regiões do Campo Grande, Padre Anchieta e Barão Geraldo foi realizada das 6h às 9h e das 16h às 19h, enquanto nas áreas do Centro e Ouro Verde ela ocorreu das 16h às 19h.
Dose de vacina aplicadas nos terminais
Padre Anchieta – 138 (manhã) e 372 (tarde);
Barão Geraldo – 455 (manhã) e 559 (tarde);
Campo Grande – 209 (manhã) e 403 (tarde);
Central – 595 (tarde);
Ouro Verde – 301 (tarde).
Resultados da campanha
A Campanha de Multivacinação começou em 30 de setembro e vai até 31 de outubro. Desde o início até 23 de outubro, a Administração registrou 19.798 atendimentos e, deste total, 12.155 crianças e adolescentes receberam alguma dose para atualizar a caderneta.
A quantidade de público recebido pelas unidades de saúde foi maior do que o número de vacinas contabilizadas porque nem todas as pessoas precisavam receber imunizantes.
Idade e doses aplicadas
< 1 ano: 4.321 compareceram e 3.823 receberam vacina 1 a 4 anos: 5.177 compareceram e 3.122 receberam vacina 5 a 8 anos: 3.703 compareceram e 1.715 receberam vacina 9 a 14 anos: 6.597 compareceram e 3.495 receberam vacina “Por enquanto, não temos notícias sobre prorrogação. Entretanto, a vacinação continuará sendo ofertada, como sempre, em todos os centros de saúde, em ações que ainda estão sendo executadas nas escolas e em outras instituições”, frisou Chaúla. Entre as vacinas que podem ser atualizadas ao longo da campanha estão: pentavalente, meningocócica C, meningocócica ACWY, pneumocócica, poliomielite, rotavírus, SCR (1ª dose), tetraviral SCR (2ª dose), além de hepatite A. Além disso, a ação inclui aplicações de doses contra a covid-19 e a gripe, e adultos também podem atualizar a caderneta. Vacinação no Unimart Desta quinta-feira até sábado, a Secretaria de Saúde promove vacinação de crianças e adolescentes no Unimart Shopping. A aplicação das doses ocorre na área de corredor dos cinemas, ao lado do Royal Face, nos seguintes horários: Quinta, 26, e sexta, 27: das 14h às 20h; Sábado, 28: das 10h às 20h. Antes disso, ocorreram ações nos shoppings Parque Dom Pedro e Parque das Bandeiras. Mais imunização As doses estão disponíveis em todos os 67 centros de saúde de Campinas. Além disso, para tentar aumentar a área de cobertura, a Administração promove vacinação em escolas públicas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, conforme calendário de cada uma. Além disso, foram elaboradas ações educativas sobre a importância da vacina com a parceria do Rotary e, por meio da parceria com a Transurc e cooperativas, os ônibus do transporte público coletivo de Campinas têm publicidade da campanha no backbus (parte traseira) e busdoor (vidro traseiro), e 1,4 mil cartazes colocados nas áreas internas. A Secretaria de Saúde também incluiu campanha de incentivo nas redes sociais, e houve colocação de banners, cartazes em centros de saúde, novo site de vacinas, entre outros. Mais informações no www.vacina.campinas.gov.br.