Connect with us

Nossa Cidade

Multivacinação: procura por doses em Campinas chega a 35 mil na campanha

Campinas alcançou a marca de 35,7 mil comparecimentos à Campanha de Multivacinação nesta segunda-feira, 13 de novembro. Os dados refletem aumento na procura por doses durante a segunda semana de prorrogação da ação, que está programada para terminar nesta terça-feira, 14 de novembro. No período foram aplicadas 23,3 mil doses.

A campanha teve início em 30 de setembro e tem como público-alvo as crianças e adolescentes de até 14 anos, mas adultos também podem atualizar as cadernetas. 

A quantidade de pessoas que compareceu às unidades de saúde foi maior do que o número de doses contabilizadas porque nem todas as pessoas estavam com vacinas atrasadas.

No fim de semana, a Secretaria de Saúde promoveu pela segunda vez uma ação no Shopping Parque das Bandeiras. A ação durou dois dias e 174 doses foram aplicadas.

Entre as vacinas que podem ser atualizadas ao longo da campanha estão: pentavalente, meningocócica C, meningocócica ACWY, pneumocócica, poliomielite, rotavírus, SCR (1ª dose), tetraviral SCR (2ª dose), além de hepatite A. Além disso, a ação inclui aplicações de doses contra a covid-19 e a gripe. Veja abaixo perfil da vacinação.

Comparecimentos

< 1 ano - 8.950 1 a 4 anos - 9.648 5 a 8 anos - 6.115 9 a 14 anos - 11.036 Total - 35.749 Receberam a vacina < 1 ano - 7.749 1 a 4 anos - 6.230 5 a 8 anos - 2.914 9 a 14 anos - 6.473 Total - 23.366 Como se imunizar? Os imunizantes estão disponíveis nos 67 centros de saúde da cidade. Basta apresentar documento com foto e a caderneta (se tiver). O que mudou e quais os resultados? Neste ano, a Saúde levou a multivacinação pela primeira vez a cinco terminais de ônibus, e aplicou doses em três shoppings: Unimart, Parque Dom Pedro e Parque das Bandeiras. E, por meio de uma parceria com a Emdec, Transurc e cooperativas do transporte público, houve concessão do benefício da gratuidade de ônibus para crianças, adolescentes e os responsáveis durante a ida e volta dos locais de vacinação no Dia D da campanha. Para elevar a área de cobertura, a Administração ainda promoveu vacinação em escolas públicas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, conforme calendário de cada uma. Além disso, foram elaboradas ações educativas sobre a importância da vacina com a parceria do Rotary e, por meio da parceria com a Transurc e cooperativas, os ônibus do transporte público coletivo de Campinas têm publicidade da campanha no backbus (parte traseira) e busdoor (vidro traseiro), e 1,4 mil cartazes colocados nas áreas internas. A Secretaria de Saúde incluiu campanha de incentivo nas redes sociais, e houve colocação de banners, cartazes em centros de saúde, novo site de vacinas, entre outros. Mais informações no site www.vacina.campinas.gov.br.

Sair da versão mobile