Nossa Cidade
Muros do Jardim Monte Cristo receberão pinturas do projeto Ocupação Ocupação no sábado, 15
É neste sábado, 15 de julho, a partir das 10, a abertura da segunda exposição do projeto Ocupação Ocupação, sob curadoria de Danilo Garcia e Andrea Mendes, que está sendo realizado desde abril no Complexo OMG (Parque Oziel, Jardim Monte Cristo e Gleba B). Desta vez, a mostra adentra o bairro até o limite com as ruas do Parque Oziel. A mostra “Simbólico-Imaginário” traz personagens criados pelo artista visual Fernando Pimentel, também conhecido por Fernando Tosko. O evento tem o apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas.
As obras de arte extramuros serão pintadas em cinco paredes de casas já selecionadas. O ponto de encontro para a visita guiada será no Bar da Rosinha, que fica na rua Paschoal Carlos Magno, nº 53, no Jardim Monte Cristo, em Campinas.
A pesquisa de Fernando Tosko é centrada no fantástico e no imaginário, quando cria figuras que misturam corpos humanos com os de animais em uma simbiose que traz para a discussão a mitologia e a filosofia. Com base nas histórias da população daquelas comunidades, o artista fará uma série de cinco personagens acessando sua pesquisa e sua poética.
Nesta segunda etapa, de acordo com Andrea Mendes, o roteiro das ruas se estende em direção ao Parque Oziel. “Vamos utilizar os muros de outras casas e isso insere uma nova cartografia no projeto. Mas o enriquecedor disso tudo foram as conversas que trocamos com os moradores das casas que receberão as pinturas”, afirma a curadora.
O projeto
Ocupação Ocupação é um projeto selecionado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (ProAC) em 2022, e teve início em abril deste ano com a exposição das obras de arte de Rochelle Costi espalhadas pelo bairro Monte Cristo. A idealização do projeto é do curador e produtor cultural Danilo Garcia, que faz a curadoria com a artista visual Andrea Mendes.
O projeto foi concebido a partir da observação de Garcia, que tinha como ponto de vista o lado de fora, onde a estética e a formação das comunidades Parque Oziel, Monte Cristo e Gleba B se apresentam para quem entra na cidade pela Rodovia Santos Dumont.
Para desenvolver sua ideia, Garcia convidou a curadora Andrea Mendes, que é muito ativa dentro do Complexo OMG (Parque Oziel, Jardim Monte Cristo e Gleba B), para que juntos pensassem o projeto. “Discutimos bastante como levar a proposta para os moradores e, principalmente, como envolvê-los no projeto. Queremos um diálogo com aquelas comunidades, tendo a arte como interface, assim como um olhar da sociedade do entorno para elas”, afirma o idealizador.
Outro ponto que mostra o envolvimento das comunidades com o projeto está relacionado à contratação de profissionais do próprio Complexo ou de pessoas que têm ligação com este tipo de atividade com populações de áreas periféricas. Até o momento, 15 pessoas estão trabalhando dessa forma, sendo a maioria do OMG como serralheiro, o pessoal do transporte de materiais e o produtor executivo Tiago Moreira Santos que trabalha com comunidades periféricas.
A curadora acredita que Ocupação Ocupação “é uma ferramenta inovadora de prática curatorial comprometida com a promoção da democratização do acesso às artes visuais, não apenas por optar pela exibição pública de obras de arte em comunidades, mas por promover a construção coletiva com os moradores do lugar”.
Mendes chama a atenção para o papel do projeto na promoção da acessibilidade social ao se transformar em ferramenta contra-hegemônica ao levar obras de arte da galeria para as ruas do Complexo. “É por intermédio disso que o projeto se concretiza. Ele convoca o público externo a fazer uma imersão cultural pelas rotas artísticas do Complexo onde as obras estarão instaladas”, completa a curadora. Essa ação, na opinião dela, fomenta novas perspectivas narrativas e visuais sobre territórios periféricos. E promove a ampliação de repertório cultural e visibilidade das produções locais no intercâmbio entre artistas internos e externos.
Serviço
Evento: Abertura da exposição “Simbólico-Imaginário”, de Fernando Pimentel (Tosko)
Dia: 15 de julho (sábado) a 20 de agosto
Horário: 10h
Local: ponto de encontro no Bar da Rosinha, na rua Paschoal Carlos Magno, nº 53, no Jardim Monte Cristo (no GPS indica continuação do Jardim do Lago)
Informações: as visitas podem ser agendadas pelo (11) 99660-3347, com Thyga,